DestinoDaSemana: a florida e encantadora Holambra


Você sabia que o o nome da cidade de Holambra é a soma das iniciais de Holanda, América e Brasil? Depois de passar anos como distrito, em 1991 nasceu a cidade na região de Campinas.

A beleza e diversidade das flores, aliada à forte influência da colonização holandesa na arquitetura e gastronomia local, transformaram essa aconchegante cidade num pedacinho da Holanda em terras tropicais.

Localizada a 135 quilômetros de São Paulo, o município é famoso pelo cultivo de flores e a respectiva festa temática Expoflora, que acontece anualmente entre os meses de agosto e setembro.

A vocação para a agricultura é resultado do trabalho conjunto de brasileiros e imigrantes holandeses que transformaram uma antiga e desabitada fazenda, a Fazenda Ribeirão, em um dos mais prósperos e acolhedores municípios do Brasil.

O calendário turístico de Holambra, porém, é repleto de atrações o ano inteiro. Entre as atrações, estão o Moinho Holandês, o maior da América Latina, o Museu Histórico Cultural, os centros de produção e compras de flores e plantas, além do comércio de produtos típicos holandeses e de artesanato brasileiro.

O público infantil também pode se divertir com o Sítio Estrela do Leste Arurá, que mantém um projeto de conservação e preservação do jacaré do papo amarelo. Lá os visitantes entram em contato com filhotes e outros animais silvestres.

Os adultos encontram diversão e informações sobre destilação artesanal no Rancho da Cachaça, que tem entrada gratuita e conta com um restaurante de comida caseira.

Moinhos
A arquitetura de Holambra é um charme à parte. As cores somam um ar pitoresco à arquitetura. Para ser mais preciso quanto às tradições, os moradores construíram o moinho “Povos Unidos”.

Com 38,5 metros, 9 andares e mais de 90 toneladas, ele é o maior da América Latina e uma cópia fiel aos moinhos da Holanda do Sul, de onde os primeiros colonizadores vieram.

- PUBLICIDADE -