Estudo da Urban Systems deixa de fora o município como favorável para investimento


Estudo realizado pela Urban Systems excluiu a cidade de Guarulhos no ranking dos 100 melhores municípios com condições favoráveis para a instalação de empresas e tampouco com a possibilidade de investimentos em negócios. A proposta levou em consideração as cidades com mais de 100 mil habitantes, além de 28 indicadores.

Entre os principais aspectos avaliados – Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Capital Humano e Infraestrutura -, Guarulhos ficou além da 100ª posição. Fatores como crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), aplicação na caderneta de Poupança, endividamento, quantidade de eitos em hospitais da rede pública, crescimento de empregos formais e desperdício de água contribuíram diretamente para este desempenho.

Entretanto, o resultado da pesquisa neste ano destoa da performance apresentada no ano passado. O município ocupou a 31ª posição entre os municípios com melhor potencial no País para a realização de negócios, além de ser a 39ª em desenvolvimento econômico e a 5ª em infraestrutura. O panorama se manteve quando o assunto foi investimentos em capital humano e desenvolvimento social.

Segundo a Urban Systems, as cidades com melhor desempenho tiveram êxito na elaboração e execução de seus respectivos planejamentos, através de projetos, ações e propostas discutidas com a população. No entanto, estas propostas teriam a possibilidade de ultrapassar o período legal da administração municipal.

Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Márcio Lino

- PUBLICIDADE -