Movimenta Saúde lança Janeiro Branco, dedicado à Cultura da Paz


Ao longo do mês de janeiro, devido ao Dia Mundial da Paz (1°) e ao Dia da Não Violência (30), o programa Movimenta Saúde terá ações voltadas à promoção da Cultura da Paz e de prevenção às violências nas unidades básicas de saúde e na comunidade.

Várias atividades serão realizadas nas 69 UBS, no chamado Janeiro Branco, cor com a qual as unidades serão enfeitadas. Haverá palestras, caminhadas, exibição de vídeos educativos, debates e dinâmicas. Na sexta-feira (19), será o chamado Dia D deste mês, data em que as ações sobre esses temas serão intensificadas.

A importância dos dois temas vai ao encontro dos alarmantes números do Atlas da Violência 2017, divulgado em junho passado, que revelou que o número de homicídios no país, em 2015, correspondente a 59.080 mortes, ficou estável em relação aos dois anos anteriores. No entanto, o número exorbitante faz com que, em apenas três semanas, o total de assassinatos no país supere a quantidade de pessoas que foram mortas em todos os ataques terroristas no mundo, nos cinco primeiros meses de 2017, que resultaram em 3.314 indivíduos mortos. Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, a cada três semanas, 3,4 mil pessoas foram assassinadas no Brasil, em 2015.

Cultura da Paz
Em 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu Cultura da Paz como um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida de pessoas, grupos e nações baseados no respeito pleno à vida e na promoção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, na prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação, podendo ser uma estratégia política para a transformação da realidade social.

Movimenta Saúde
O Movimenta Saúde é um programa da Secretaria de Saúde, que identifica cada mês com uma cor para chamar a atenção para determinados temas: Fevereiro Pink (combate às IST/AIDS; Março Roxo (Alimentação Saudável); Abril Vermelho (Atividade física); Maio Laranja (Saúde do trabalhador); Junho Marrom (Saúde Ambiental); Julho Amarela (Combate às hepatites virais); Agosto Dourado (Saúde da Criança e Aleitamento Materno); Setembro Verde (Saúde da população idosa); Outubro Rosa (Saúde da Mulher), Novembro Azul e Negro (Saúde do homem e da população negra) e Dezembro Colorido (Aniversário da Cidade).

(Assessoria Imprensa Guarulhos)
Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

- PUBLICIDADE -