UBS Soberana recebe primeira Agente Indígena de Saúde

- PUBLICIDADE -

Nesta terça-feira (2), a Secretaria de Saúde realizou atividade de acolhimento da Agente Indígena de Saúde (AIS), Silvia Kaimbe, na Unidade de Referência de Saúde dos Povos Indígenas, localizada na Unidade Básica de Saúde Soberana. A programação contou com posse simbólica da AIS, instalação de placa na UBS, enquanto referência nesta ação, e apresentações culturais.

Em agosto passado, a Secretaria de Saúde convidou a Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, para reunião conjunta com as Etnias Indígenas, tendo como pauta reivindicações referentes à saúde dos povos indígenas e possível implementação de políticas em Guarulhos. No último trimestre de 2017, a SESAI deliberou a contratação da Agente Indígena de Saúde a partir de 02/01/2018, mediante Portaria 001/2016 – GP.

O trabalho a ser realizado pela AIS, em relação aos povos indígenas, abrangerá todo o município, de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção dos Povos Indígenas, o Documento Norteador da Atenção Básica, fluxos e linha de cuidados necessários.

(Assessoria Imprensa Guarulhos)
Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -