Movimenta Saúde lança Março Roxo, que terá a Alimentação Saudável como tema

- PUBLICIDADE -

O Movimenta Saúde lançou o Março Roxo, mês de mobilização e incentivo à alimentação saudável na Atenção Básica. O objetivo é promover atividades de orientação e conscientização relativas ao quanto à alimentação saudável e adequada pode contribuir para o desenvolvimento e crescimento humano, além da proteção à saúde e qualidade de vida da população.

Em todas as Unidades Básicas de Saúde serão realizadas atividades e grupos educativos voltados ao tema, como mudanças de estilo de vida e, principalmente, a proteção às doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade. Segundo dados revelados pelo Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas no País está acima do peso. A prevalência da doença passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016.

Os números são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em todas as capitais brasileiras de fevereiro a dezembro de 2016, com 53,2 mil pessoas maiores de 18 anos. Os dados também apontaram que o diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5%, em 2006, para 8,9%, em 2016. O de hipertensão aumentou de 22,5% para 25,7% no mesmo período. Em ambos os casos, o diagnóstico é mais prevalente em mulheres.

Nesse contexto, o mês de março será totalmente dedicado à mudança de hábitos alimentares, com o esforço de grupos de orientação à alimentação saudável, de prática de atividade física e de educação nutricional, além da elaboração de receitas saudáveis. O Dia D deste mês será em 16 de março, quando todas essas ações serão intensificadas.
Em todos os sábados de março, das 8h às 11h, ainda serão realizadas atividades físicas em diferentes locais da cidade. “Nós trabalhamos com a prevenção de doenças e promoção de saúde. Para evitarmos que os números apresentados pelo Ministério da Saúde cresçam ainda mais, temos de nos mexer e alinhar a alimentação saudável às práticas de atividades físicas para obtermos boa qualidade de vida”, esclarece o educador físico e responsável técnico da Academia da Saúde Cabuçu, Victor Hugo.

DATA LOCAL ATIVIDADES – das 8 às 11h
10/03 Base Aérea Rugby Recreativo
17/03 CEU Pimentas Quadras
24/03 CEU Rosa de França Torneio de Futebol Feminino

- PUBLICIDADE -