Estações de trem de Guarulhos começam a funcionar neste sábado

Estações de trem de Guarulhos começam a funcionar neste sábado

As duas novas estações da linha 13 Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Guarulhos Cecap e Aeroporto, começam a operar neste sábado (31). Inicialmente de acordo com a CPTM, o funcionamento das duas estações será apenas aos finais de semana, no horário das 10h às 15h.

A previsão para inicio da operação comercial é apenas para o terceiro mês de funcionamento do trem, quando passará a funcionar das 4 às 0h, durante todos os dias da semana. A linha possui apenas 12,2 km de extensão,  a linha terá três estações, sendo Aeroporto, Guarulhos Cecap e Engenheiro Goulart, que entrou em operação no mês de agosto do ano passado e tem integração coma linha 12 Safira.

Na semana passada, os testes estáticos e dinâmicos começaram nas duas novas estações, com a utilização do trem de passageiros. A previsão é de que as linhas atendam uma demanda de aproximadamente 130 mil passageiros por dia.

Foto: CPTM/divulgação oficial

37 Comentários neste post

  1. Obrigado por essa obra, com certeza atenderá grande população que sofre há anos com o transporte público

    Responder
  2. Gilmar Mendes Ferreira

    Me tirem uma curiosidade por favor, pelo que entendi quem pegar o trem em Guarulhos todos deverão descer em Eng. Goulart e dai pegar outro trem que irá pra São Paulo é isso?

    Responder
    • Walter M.

      Engenheiro Goulart já faz parte de São Paulo, e terá sim acúmulo de gente, mas como serão apenas mais 3 estações até a Luz, vale muito a pena para quem pega a Dutra ou Ayrton Senna todo dia, desafogará ambas.

      Responder
    • Não o trem de vem de Guarulhos ele vai até a estação Brás

      Responder
    • Engenheiro Goulart já é São Paulo, só precisará pegar ela até o centro, e sim vai ser cheio, vai ter muita gente , vai precisar de várias baldeação, Metropolitano de São Paulo sempre foi assim bem vindos

      Responder
    • A principio sim , estão elaborando uma linha nos horáios de pico que ligam diretamente a estação da luz em cerca de 30 minutos , mais a tarifa sera entre $5 a $10

      Responder
    • Alexandre

      Neste primeiro momento.
      Aeroporto/Cecap/Eng Goulart integração com a linha 12 safira da CPTM.
      Após os testes vão oferecer o serviço em horários de pico até a estação Brás. Ao valor de 4 reais.
      E um serviço Express do aeroporto direto para a Luz, com horários específicos e passagem de 8 a 12reais.

      Responder
    • Marcelo Vitório da Silva

      De Guarulhos você pode Valdemar na estação Brás e breve na estação dá luz

      Responder
    • Marcelo Vitório da Silva

      Você pode ir até a estação Brás ou luz

      Responder
    • Sim. A. Linha que faz Brás – Calmon Viana

      Responder
    • Sim baldeaçao com safira (calmo Viana ate Brás)

      Responder
    • Isso mesmo Gilmar.

      Responder
    • Adilson

      É isso mesmo

      Responder
    • F. Oliveira

      Quando entrar na operação comercial, serão dois trajetos, o normal até Eng Goulart e nos horários de pico o trem irá direto até o Brás.

      Responder
    • Pelo q eu li tmbem terá o trem expresso que vai até a estaçao da luz..mas isso vai demorar um pouco.coisa de 20 anos

      Responder
    • MARCELO

      É ISSO MESMO AMIGO, E AINDA QUE DESCER NA ESTAÇÃO AEROPORTO TERA QUE ANDAR QSE 500 METROS SE QUISER PEGAR UM ONIBUS NO TERMINAL TABOAO. AGORA EU PERGUNTO IMAGINE EM UM DIA DE CHUVA UM DEFICIENTE FISICO TER QUE SAIR DA ESTAÇÃO DO TREM E TER QUE IR NA CHUVA ATE O TERMINAL. PORQUE NAO FIZERAM A AREA DE EMBARQUE E DESEMBARQUE NA PORRA DO TERMINAL. EU GOSTARIA DE SABER QUANTO MAIS TERIAM QUE ROUBAR DA POPULAÇÃO PARA FAZER ESSA MUDANÇA. E QUAL FOI O ENGENHEIRO QUE ASSINOU A PORRA DESSE PROJETO. ONDE ESTAO NOSSOS VEREADORES DEPUTADOS E NOSSO PREFEITO GUTI QUE NAO VIU ISSO, OU SERA QUE ELES NAO ESTAO NEM AI PORQUE ELES NAO IRAO USAR ESSES TRANSPORTES.

      Responder
      • MARCELO

        É ISSO MESMO AMIGO, E AINDA QUE DESCER NA ESTAÇÃO AEROPORTO TERA QUE ANDAR QSE 500 METROS SE QUISER PEGAR UM ONIBUS NO TERMINAL TABOAO. AGORA EU PERGUNTO IMAGINE EM UM DIA DE CHUVA UM DEFICIENTE FISICO TER QUE SAIR DA ESTAÇÃO DO TREM E TER QUE IR NA CHUVA ATE O TERMINAL. PORQUE NAO FIZERAM A AREA DE EMBARQUE E DESEMBARQUE NA PORRA DO TERMINAL. EU GOSTARIA DE SABER QUANTO MAIS TERIAM QUE ROUBAR DA POPULAÇÃO PARA FAZER ESSA MUDANÇA. E QUAL FOI O ENGENHEIRO QUE ASSINOU A PORRA DESSE PROJETO. ONDE ESTAO NOSSOS VEREADORES DEPUTADOS E NOSSO PREFEITO GUTI QUE NAO VIU ISSO, OU SERA QUE ELES NAO ESTAO NEM AI PORQUE ELES NAO IRAO USAR ESSES TRANSPORTES, SO QUE TENHO CERTEZA QUE NO DIA OFICIAL DA INAUGURAÇÃO ESSES LAMBE SACO ESTARAO TODOS LA PARA CORTAR A FAIXA DA MERDA QUE FIZERAM..

        Responder
  3. Gilmar Mendes Ferreira

    Se caso for de descer em Eng. Goulart pra pegar outro trem para São Paulo de quem vier de Guarulhos, eu creio que terá nessa baldeação um acumulo muito grande de pessoas, pois e de quem vem do sentido Itaquá para São Paulo?

    Responder
    • É isso mesmo o trem vem de camom viana super lotado ao descer no bras é um caos verdadeira cavalaria querendo entrar impedindo de sair precisa ficar no cantinho esperar passageiros entrarem para sair se não é pisoteado isso bras sardinha enlatada

      Responder
    • Para de reclamar nunca é bom pra vcs

      Responder
    • Engenheiro Goulart é São Paulo, a estação fica na entrada do Parque Ecológico do Tietê, moro do ladinho

      Responder
  4. Elizabete Roxo dos Santos

    Gostaria de saber se vai ter integração com os ônibus municipal de guarulhos e com o metrô explica como vai ser para quem mora longe da estação que tem que pagar ônibus até a estação.

    Responder
  5. Boa tarde!
    Valor ter um horário de pico que vai até o Brás?

    Responder
  6. A linha 13 Jade em princípio só terá estas três estações mesmo, entre o Aeroporto e Eng. Goulart, existe uma possibilidade de estenderem até o Brás, fazendo o check-in dos passageiros por lá, mas tem o problema que não existem trilhos separados para linha, então teriam que compartilhar com os trilhos da Linha 12 Safira, e sabemos o quão lento se deslocam os trens desta linha neste trecho.

    Responder
  7. Odette Gabriel Andriolo

    Quero ver as linhas de ônibus que atender ao essa demanda.

    Responder
  8. Cristiano Ferreira

    Gostaria de saber se teremos bilhete único com transferência entre ônibus e trem, igual o sistema de são Paulo?

    Responder
  9. Cristina

    Gosta de saber qual bilhete vai aceitar ter integração com ônibus,se sou de Guarulhos??

    Responder
  10. Maria José de Oluveiea

    Boa tarde, Guarulhos Hoje. Tenho acompanhado as suas publicações sobre o trem de Guarulhos e me parece que estão faltando informações relevantes para a população, como, endereço das estações e trajetos das viagens. Vamos lá, vai. Dá uma forcinha prá esse povo tão sofrido que depende do escasso e caro transporte publico de Guarulhos para trabalhar em São Paulo. Obrigada.

    Responder
  11. Cristiane Silva

    Para quem.interessar saber, a estação Engenheiro Goulart é em SP Capital, próximo ao bairro da Penha.

    Responder
  12. “apenas 12 km de extensão”
    Só cabe a Linha 4 amarela inteira, só isso.

    Saudades quando o site era menos tendencioso.

    Responder
  13. Daniela

    Quero vê onde tanta gente vai caber !!! Pq o trem nem vem lotado de Calmon Viana !!!

    Responder
  14. Reginaldo Rozauro

    Que pena .
    Pensei que o trem iria direto sem baldeação.
    Vái ser um caos no engenheiro.

    Responder
  15. Vanessa

    Gostaria de saber se Ônibus do Bairro Recreio São Jorge , Cabuçu terá integração com mesmo sistema de São Paulo.

    Responder
  16. LUCIANA

    Pelo visto o foco desse trem é beneficiar o Aeroporto. …
    Elefante Branco? Será?

    Responder
  17. LUCIANA

    Não entendi muita coisa…mas uma questão tá bem clara: foco desse projeto é o Aeroporto! !

    Responder
  18. Aeroporto , Gurulhos até estação Engenheiro Gulart, faz conexão gratis e vem para o Brás centro sp,? É isso??

    Responder
  19. Uma palhaçada esta estação funcionando deste jeito, somente aos finais de semana até as 15:00. Somente duas estações dentro da cidade a estação que tanto falam do aeroporto se quer da acesso ao aeroporto, o usuário tem que pegar um ônibus ao desembarcar pra ter acesso ao aeroporto. Somente mas uma obra pra passar mel na boca do povo em ano eleitoreiro.Quanto dinheiro não foi destinado pra este projeto agora inauguram e agora vc ver os políticos com história de mais dinheiro pra estudos e continuação da obra. Ta faltando a lava jato dar uma passadinha aqui na cidade que Guarulhos pra averiguar algumas coisinhas viuuuuu. Palhaçada entrega-se uma coisa que realmente não esta acabada nem cumprida como foi prometido ao povo e só estará funcionando realmente apartir do mês 6, justamente por que pela lei eleitoral não se pode entregar obras depois deste período né.

    Responder

Deixe seu Comentário