Guarulhos recebe Carreta do Movimento Brasil sem Parasitose


A Carreata do Movimento Brasil Sem Parasitose, parceria firmada pela Secretaria Municipal de Saúde, chega a Guarulhos nesta terça-feira (17), com a oferta de atendimentos gratuitos nas áreas de pediatria e gastroenterologia. Durante três dias (até quinta-feira, dia 19), a carreta ficará ancorada no CEU Pimentas, onde médicos atenderão a população, diagnosticando e indicando tratamentos para as parasitoses, além orientar e fornecer medicamentos gratuitos para todos os casos em que houver prescrição médica.

O atendimento será feito a bordo de um caminhão de 52 m², adaptado com três consultórios com capacidade para atender cerca de 200 pessoas por dia. A entrega das senhas começará às 8 horas e os atendimentos serão finalizados às 17 horas. O objetivo é alertar para os riscos causados por este problema de saúde pública, bem como promover uma ação de educação sanitária quanto aos hábitos de higiene pessoal e domésticos, que interferem diretamente na incidência das parasitoses.

A unidade móvel itinerante do Movimento Brasil Sem Parasitose, que já atendeu gratuitamente cerca de 20 mil pessoas em todo o Brasil, é uma realização da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) com apoio da indústria farmacêutica FQM Farma. Cerca de 30 localidades já foram contempladas com essa ação desde 2016, incluindo capitais como Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA), Goiania (GO), Cuiabá (MT), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Teresina (PI), São Paulo, entre outras.

Atendimento

Na primeira etapa, o paciente responderá a um questionário sobre os padrões de saneamento básico, higiene pessoal e familiar, hábitos de vida e o histórico clínico. Em seguida, passará por uma triagem realizada por enfermeiros e, depois do atendimento com os médicos, será direcionado para uma sala temática educativa, onde receberá orientações práticas sobre hábitos de higiene pessoal e doméstica, dadas por uma equipe de agentes de saúde.

“As parasitoses são doenças simples e fáceis de serem tratadas, mas são pouco valorizadas, mesmo com grande incidência na população, de um modo geral. É um problema de saúde pública e um dos mais graves que temos no mundo. Essa ação serve para valorizar e lembrar o médico da importância delas e aplicar um tratamento maciço”, explica o presidente da FBG, Flávio Quilici.

Os principais temas abordados serão a importância de hábitos de higiene pessoal e doméstico para evitar a transmissão de parasitas e a importância do tratamento antiparasitário realizado por médicos. O Movimento também apresentará à população quais são as patologias tratadas pelo médico gastroenterologista e que acometem o sistema digestório (boca, estômago, esôfago e intestinos), tais como refluxo esofágico, gastrite, úlceras, prisão de ventre, diarreias, infecções intestinais, entre outras.

Em sua terceira edição, o Movimento Brasil Sem Parasitose deste ano passará por cinco estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, com duração de 17 dias.

 

Movimento Brasil Sem Parasitose em Guarulhos

Data: 17 a19 de julho

Horário: das 8h às 17h

Local: CEU Pimentas – Entrada principal

Endereço: Estr. do Caminho Velho, 351 – Jardim Nova Cidade, Guarulhos – SP

Informações: brasilsemparasitose.com.br

 

 

- PUBLICIDADE -