Dutra ganha postos de recarga de carros Elétricos; Guarulhos não é contemplada

- PUBLICIDADE -

A rodovia Presidente Dutra irá ganhar, a partir de segunda-feira (23), o maior corredor com postos de carregamento para carros elétricos da América Latina, uma iniciativa da BMW Group Brasil e da EDP. A cidade de Guarulhos dispõe de 34 veículos elétricos ou híbridos e se um dos seus proprietários quiser abastecer o veículo neste corredor terá que percorrer quase 70 quilômetros, pois o posto mais próximo está localizado em Guararema.

As estações de recarga vão permitir, pela primeira vez, realizar uma viagem completa em veículo elétrico entre as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, as duas cidades mais populosas do Brasil.

Além de Guararema, São José dos Campos, Guaratinguetá e Queluz são as outras cidades paulistas que receberão os postos, que terão condições de recarregar até dois carros de uma só vez. Outros dois pontos de recarga estarão na cidade carioca de Piraí.

Com o objetivo de assegurar total autonomia aos veículos eletrificados, as estações de recarga rápida foram posicionadas a uma distância máxima de 122 quilômetros entre si. O tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22kWh é de 25 minutos para 80% da carga. Para carregar, basta conectar o automóvel ou motocicleta, seja elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.

No país, foram registrados, até o momento, 8.640 veículos com mais de uma fonte de energia, segundo o Detran-SP; 1.410 estão no estado de São Paulo.

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -