Caravana da Leitura será realizada no Calçadão da Dom Pedro II nesta sexta

A Caravana da Leitura percorre cidades brasileiras desde 2004 oferecendo livros para o público infantil, juvenil e adulto pelo valor simbólico de R$ 2,00. O projeto, realizado pelo Grupo Projetos de Leitura, aprovado pelo Ministério da Cultura, acontece em Guarulhos em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

A Caravana, que retorna ao município, montará a sua tenda no Calçadão da Rua Dom Pedro II, nos dias 10 e 11 deste mês, sendo dia 10, sexta-feira, das 9h30 às 17h e dia 11, sábado, das 9h30 às 14h, disponibilizando livros que apresentam histórias do cotidiano em uma linguagem bem-humorada e pontuada por reflexões.

Além de a população poder adquirir as obras pelo valor de R$ 2,00, professores de escolas públicas poderão retirar, gratuitamente, um kit com 15 livros impressos e um exemplar em braile para a biblioteca de sua escola. O responsável pela retirada deverá preencher um formulário de identificação pessoal e da instituição que utilizará os livros. Será disponibilizado um kit por escola.

Aos amantes da literatura, a atividade oferece uma ótima oportunidade para rechear a estante e saciar o desejo de boa cultura. “Buscamos quebrar o estigma de que o brasileiro não gosta de ler. Temos leitores sim, o que falta é oportunidade e acessibilidade aos livros para que as pessoas descubram o prazer da leitura”, diz Laé de Souza, idealizador do projeto.

Como funciona o projeto

Para a realização das atividades, uma tenda é montada em praça pública com a exposição de muitos livros. Como em uma feira livre, as pessoas podem circular, pegar os livros, ler, comprar e obter orientações de uma equipe multidisciplinar que auxilia os leitores na escolha das obras. A ideia da tenda é aproximar as pessoas de forma livre e sem compromisso, permitindo que elas se sintam parte integrante desse grande movimento em prol da leitura. Durante o evento, o escritor Laé de Souza faz sessões de autógrafos e conversa com os leitores.

 

Obras disponíveis

Estarão disponíveis durante o evento os livros “Quinho”, “Radar, o cãozinho”, “Bia e a sua gatinha Pammy”, “Nick e Bia na floresta encantada” (português/inglês), “Quinho e o seu cãozinho – Um cãozinho especial”, “Quinho e o seu cãozinho – Novos amigos”, “Quinho e o seu cãozinho – Férias na fazenda”, “Quinho e o seu cãozinho – Acampamento escoteiro”, “Nick e o passarinho falante”, “Quem sou eu”, “Minha história”, “Sofia – Ser solidário é dez”, “Cadernos de Atividades”, “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, “Nos Bastidores do Cotidiano”, “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”, “As melhores histórias dos projetos de leitura”, coletâneas de textos de estudantes, e títulos em braile.

Mais informações no site: www.projetosdeleitura.com.br

E-mail: [email protected] – Tel.: (11) 2743-9491/ 2743-8400