Um trabalho que reúne fotografias de profissionais mulheres, cujo percurso tem relação intrínseca com a cidade de Guarulhos. Até o dia 26 de agosto, diariamente, das 8h às 22h, o salão de exposições do Adamastor Centro recebe mostra do coletivo Fotógrafas Guarulhenses, resultado do lançamento do 1º Anuário de Fotógrafas de Guarulhos, que aconteceu em março desse ano. A entrada para a visitação da exposição é gratuita e tem classificação livre.

Além da administração municipal, a exposição conta com o apoio da Kas Tattoo, Resumo Fotográfico, Márcia Picoloto Fotografia, Espaço Cultural Zazu e Alfa Álbuns.

De acordo com a fotógrafa Marina Pinto, curadora da exposição, idealizadora do projeto e uma das profissionais cujo trabalho será exibido na exposição, o Coletivo Fotógrafas Guarulhenses surgiu em 2017, da necessidade e da vontade de mulheres que lutam por igualdade, de trocar experiências e conquistar espaços.

“Somos muitas, somos fortes, umas avós outras nem filhos tem, empreendedoras, profissionais liberais, profissionais em outras áreas, amadoras, idades variadas, formação e desejos diferentes, mas a paixão pela fotografia nos une”, explica Marina.

Além de Marina, as fotógrafas Ariel Magalhães, Ane Ari, Aglae D’Ávila, Bianca Mingorance, Camila Rhodes, Cati Vallim, Dayane Mello, Gaby Vieira, Janaína Reis, Jennifer Silva, Júlia Fischer, Jéssica Dayane, Jennifer Gabrielle, Karen Eger, Li Mazzieri, Marisa Quintal, Marina Pinto, Paulina Riquelme, Renata Nascimento, Rosi Beraldi, Ranielly Bezerra e Tatiane Sabino também têm seus trabalhos expostos na mostra. Para abrilhantar ainda mais o evento, a exposição conta com Márcia Pinto e Vera Jursys como fotógrafas convidadas.

Coletivo reúne 40 mulheres guarulhenses na fotografia

Mesmo com menos de um ano após ser criado, o coletivo já reúne 40 mulheres guarulhenses entre profissionais ou amadoras na profissão de fotógrafa. De acordo com a idealizadora do projeto, o objetivo é o fortalecimento da cultura feminina na fotografia. “Tudo começou quando publiquei um texto nas redes sociais e recebi 80 indicações de mulheres que trabalhavam com fotografia na cidade”, destacou Marina.

A exposição conta com mais de 200 fotos, sem um tema especifico, mas trabalhando diversos assuntos, como shows, manifestações, gestantes e fotos artísticas. O objetivo do grupo com essa exposição é a divulgação do trabalho fotográfico das mulheres. Interessados em conhecer o 1º Anuário de Fotógrafas de Guarulhos podem acessar o link: https://issuu.com/fotografasgru/docs/anuario_fotografasgru

O grupo também participa de eventos, e já estava estruturando a exposição há quatro meses. “Com esse trabalho nós queremos mostrar a identidade de cada uma nesse coletivo”, afirmou Marina.

Serviço:

Exposição Fotógrafas Guarulhenses

Abertura oficial: quinta-feira, 2 de agosto, às 19h

Exposição: de 2 a 26 de agosto

Horário: diariamente, das 8h às 22h

Local: Salão de exposições do Adamastor Centro

Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo

Entrada gratuita

Classificação livre

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here