Prefeitura abre vagas em oficinas culturais gratuitas


Até o dia 26 de agosto, a prefeitura  abre inscrições para vagas em inúmeras oficinas artísticas e culturais gratuitas que serão oferecidas em todo o município, em diferentes equipamentos públicos da cidade. A iniciativa, que integra o Programa CulturAtiva da Subsecretaria de Cultura e conta com o apoio da Escola 360, objetiva a formação cultural de munícipes, grupos e coletivos.

Capoeira, artesanato, teatro, musicalização, dança do ventre e criação de sites/blog são algumas das oficinas disponíveis. Para se inscrever, os interessados devem acessar o Portal da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) no endereço http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/portal/, buscar o link de inscrição do CulturAtiva e informar dados como nome, endereço, data de nascimento e RG, além da oficina pretendida. A efetivação da inscrição acontece com o envio de resposta automática para o e-mail informado durante a inscrição.

CulturAtiva

O Programa CulturAtiva consiste num ciclo de ações de fortalecimento da cultura guarulhense por meio do credenciamento de arte-educadores e artistas orientadores, formação de grupos, coletivos e movimentos culturais na cidade e mostras dos processos colaborativos.

De acordo com o diretor de Cultura, Tiago Ortaet, cidadãos com mais oportunidades para seu desenvolvimento humano e cultural são os frutos desse programa: “a cidade de Guarulhos tinha uma dívida histórica com diversos segmentos e linguagens para aproximar esses fazedores de cultura da população em projetos de formação cultural; nessa perspectiva criamos o Programa CulturAtiva para impactar todas as regiões da cidade, principalmente na periferia em oficinas culturais para todas as idades”.

Além de fomento para a criação de novos grupos artísticos; o Programa tem como metas o estímulo ao intercâmbio cultural, a promoção do acesso à produção e à fruição artística da cidade, entre outros.

Em outubro, a Prefeitura de Guarulhos vai disponibilizar novas vagas em oficinas. Dentre os aspectos que serão impactados diretamente por essa oferta estão a formação de grupos culturais, atendimento direto de aproximadamente 10 mil pessoas, criação de rede articulada de intercâmbio artístico entre os arte-educadores e a realização de mostras culturais na cidade.

Para conhecer a oferta de oficinas, acesse: http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/portal/

- PUBLICIDADE -