Festival de Curtas de SP reúne 323 filmes de 53 países até o dia 2; e tudo é gratuito

- PUBLICIDADE -

Ainda dá tempo de curtir várias exibições da 29ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o evento está exibindo gratuitamente 323 filmes de 53 países em seis salas de cinema da capital – MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú Augusta, Cinusp, CCSP, além de 17 espaços participantes do Circuito Spcine. O evento, que começou no último dia 23, vai até o dia 2 de setembro.

Com o tema “Em Busca do Tempo de Agora”, a edição destaca filmes pautados em questões do presente, no Brasil e no mundo: a comunicação digital, a representação política, a imigração e nova vida dos refugiados, o feminismo e a luta diária das mulheres por direitos iguais, a homossexualidade e a transexualidade, o empoderamento de minorias e ainda o preconceito racial. Mas também faz um resgate do passado, buscando referências que nos ajudam a compreender o momento que vivemos.

“A seleção de filmes é um retrato do agora apresentado por meio do audiovisual e diferentes pontos de vista. Precisamos nos reconectar com o que é importante e urgente hoje e pensarmos na construção de um futuro melhor”, diz Zita Carvalhosa.

A programação é dividida em três partes: as mostras principais Internacional, Latino-Americana e Programas Brasileiros, que revelam um panorama do cinema atual; os Programas Especiais, com atrações já tradicionais do festival, como a Mostra Infantojuvenil e o retorno da sessão de terror, além de novidades a cada edição; e as Atividades Paralelas, que incluem debates e workshops, como o Curta & Mercado e os Kinoforum Labs.

 

Grandes nomes da literatura internacional estão no evento

 

A Mostra Internacional reúne 64 filmes, selecionados a partir de 2.477 inscritos na categoria. Além de curtas de nações de forte tradição audiovisual, como França, Reino Unido e Estados Unidos, há preciosidades como “Outro dia de Sol”, de Tim Huebschle, da Namíbia, o que permite que o público faça uma viagem ao redor do mundo ao entrar em qualquer uma das suas sessões.

Grandes nomes da literatura estão na mostra. Da França, “Ele disse Amor”, dirigido por Inés Sedan, traz Charles Bukowski lendo seu poema “Love” para uma plateia animada em São Francisco. Já o norte-americano “Hiato”, de Vivian Ostrovsky, apresenta Clarice Lispector, pouco antes de sua morte, na Copacabana de 1977. Já a Mostra Latino-Americana tem 29 curtas, escolhidos entre quase 250 inscritos, que percorrem a região de ponta a ponta, do México ao interior da Argentina.

Outra atração que já faz parte do calendário do festival é a Mostra Infantojuvenil, que chega a sua 14ª edição.

 

Serviço:

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO

Abertura para convidados: 22 de agosto, no CineSesc

Programação: 23 de agosto a 02 de setembro de 2018 – Entrada gratuita

Locais: MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú Augusta, Cinusp, CCSP e Circuito Spcine de Cinema.

Informações: www.kinoforum.org/curtas / www.facebook.com/kinoforum

- PUBLICIDADE -