Eldorado é considerada a Amazônia Paulista


O nosso destino da semana, a estância turística de Eldorado, é considerada a Amazônia Paulista, por sua beleza natural. Localizada a 295 km da capital, faz parte do Circuito Vale do Ribeira e Cavernas da Mata Atlântica e é uma boa opção para a prática de esportes de aventura e o ecoturismo.

Suas mais conhecidas atrações são a natureza exuberante e a Caverna do Diabo. Essa última, também conhecida como Gruta da Tapagem é a segunda maior unidade de preservação natural do Estado, com oito quilômetros de extensão mapeados.

A Caverna do Diabo é considerada uma das mais belas do mundo. De sua extensão total, 600 metros têm infraestrutura com escadas, iluminação e passarelas para facilitar o acesso dos visitantes.

Os visitantes podem escolher os passeios que querem fazer. O de nível fácil é o mais indicado aos que têm pouca prática de ecoturismo. A duração média é de 50 minutos. O percurso da trilha do Araçá, como é chamado esse trecho, é monitorado por guias. O programa inclui três quedas d’água, sendo que duas formam poços de águas cristalinas boas para um mergulho.

Para o mais experiente, a trilha para o Mirante do Governador é uma boa pedida. Com nível médio de dificuldade, é preciso 2 horas e 30 minutos para completar o percurso. Do alto, os visitantes podem apreciar uma vista panorâmica do Vale do Ribeira.

Como a caverna conta com escadarias, corrimões e iluminação, o acesso é fácil até para as pessoas com dificuldade de locomoção. No Centro de Visitantes há exposição temática sobre o ecossistema da Mata Atlântica e suas cavernas.

Em 1993, a cidade de Eldorado foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Reserva da Biosfera do Patrimônio Mundial. Cerca de 30% do território é ocupado por Unidades de Conservação como o Parque Estadual do Jacupiranga e o Parque Estadual Intervales, que são áreas destinadas a preservação da Floresta Atlântica.

- PUBLICIDADE -