Outubro Rosa terá ações de saúde, autoestima e atividades físicas


Desde que foi criado no início da década de 1990, para sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o “Outubro Rosa” vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade.  Isso mostra a dimensão da preocupação com a saúde da mulher, com ênfase neste tipo de câncer, que é o segundo de maior incidência no mundo e o mais frequente no sexo feminino. Engajado nessa causa, Guarulhos contará, durante o mês todo, com uma programação especial alusiva ao tema e aberta à população.

Até o final do mês todas as unidades de Saúde promoverão diversas ações, para discutir formas de prevenção e diagnóstico, com palestras, roda de conversa, exibição de vídeos educativos, entre outras atrações. Para a médica ginecologista Camila Luz Frade, o diagnóstico precoce é chave para o sucesso. “Queremos espalhar essa corrente do bem na luta contra o câncer de mama”, destacou.

Dentro dessa proposta, além de atividades preventivas, o Ambulatório da Criança, no Centro, fará uma campanha de arrecadação de lenços de cabeça para doá-los às mulheres em tratamento de câncer. “Também pretendemos chamar a atenção para um fator importante: o paciente com diagnóstico de câncer de mama pode ter uma boa qualidade de vida”, explicou Camila Frade.

Atividades:

A programação do Outubro Rosa, que integra o Programa Movimenta Saúde, se estenderá até o final do mês. Em vários locais, como nas Unidades Básicas de Saúde Munhoz, Vila Galvão, Acácio, Allan Kardec, Marinópolis, Ponte Alta, Presidente Dutra, Seródio e São Ricardo haverá atividades para aumentar a autoestima da mulher, com a organização do Dia da Beleza, disponibilizando dicas de maquiagem, esmaltação das unhas, cuidado com as sobrancelhas, limpeza de pele, entre outras ações.

Algumas UBS, como Parque Cecap, Paraventi, Santa Lídia, Piratininga, Ponte Alta, Aracília, Dona Luíza e Cambará desenvolverão atividades físicas e de confraternização, incluindo café da manhã, caminhada, aulas de dança, alongamento e massagem. As unidades também serão enfeitadas com a cor rosa, sendo que a fachada da UBS Flor da Montanha ganhará uma iluminação noturna nessa nuance durante o mês todo.

No chamado Dia D (19 de outubro), as ações serão intensificadas em todas as unidades. Ainda integra a programação do Outubro Rosa em Guarulhos a 3ª Corrida e Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama, uma realização da K10 Marketing Esportivo com apoio da Secretaria de Saúde. O evento, que será realizado no domingo(21/10), já conta com cerca de 700 pessoas inscritas. Mais informações podem ser obtidas no site: http://megainscricoes.com.br/evento/corrida-e-caminhada-de-prevencao-ao-cancer-de-mama-2018/.

 

- PUBLICIDADE -