Bosque Maia recebe a 3ª Corrida e Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama no domingo

- PUBLICIDADE -

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a estimativa de novos casos de câncer de mama no Brasil em 2018 é de 59.700. No próximo domingo (21), a 3ª Corrida e Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama, que será realizada no Bosque Maia pela K10 Marketing Esportivo com o apoio das secretarias de Saúde e de Esporte e Lazer, chama a atenção para o tema, já que de acordo com o órgão, a alimentação saudável e a prática de atividade física contribuem para a redução em até 28% da chance da mulher desenvolver a doença.

A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, iniciativa nacional que na cidade integra o Programa Movimenta Saúde, que tem intensificado as estratégias e ações na perspectiva da promoção da saúde e da prevenção de doenças. A corrida será disputada na distância de cinco quilômetros e a caminhada em dois, sendo que a prova terá duração máxima de 1h30.

Cerca de 900 pessoas participarão do evento, entre elas, 60 alunos que tiveram isenção da taxa de inscrição por serem engajados nas atividades físicas desenvolvidas pela equipe de profissionais das Academias da Saúde, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) e UBS, que juntos buscam promover a melhoria da qualidade de vida dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). A contrapartida se deve ao apoio da Secretaria de Saúde ao evento, que disponibilizará dez educadores físicos para contribuir com a organização.

A Pasta ainda firmou parceria com a empresa Tempero Saudável, de pratos congelados, que disponibilizará um carro de som, no qual a nutricionista e coordenadora da Rede de Atenção à Pessoa com Doenças Crônicas, Lígia Ortolani, fará orientações de alimentação saudável aos participantes durante o percurso da caminhada. A empresa ainda promoverá aula de zumba antes e depois da corrida, na Tenda do Bosque Maia.

Vale ressaltar que a largada teve o horário adiantado em meia hora pela K10 e, por isso, será realizada às 7h30, dentro do Bosque Maia. Os inscritos devem fazer a retirada do kit no sábado (20), mediante a entrega de um alimento da lista (pacote de arroz, óleo, feijão, macarrão, molho de tomate, caixa de leite integral ou leite em pó), das 9h às 16h, no Empório Bem Estar, localizado na rua Nossa Sra. Mãe dos Homens, 203 – Vila Progresso Os produtos arrecadados serão doados a instituições que atendem pessoas com câncer.

Lixo Zero

A novidade desta edição da Corrida e Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama ficará por conta dos profissionais da Secretaria de Serviços Públicos (SSP) e também da Saúde, que irão sensibilizar e orientar os participantes a fazer o descarte correto de resíduos (recicláveis e orgânicos) e lixo comum em recipientes apropriados que estarão disponíveis no percurso. A ação intersetorial estará engajada na programação da 2ª Semana Lixo Zero Guarulhos, que acontece de 20 a 28 de outubro, e é promovida pela SSP em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil.

“Essa será a primeira corrida com a característica Lixo Zero, ou seja, todos os resíduos produzidos durante o evento terão destinação correta, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, afirma Keila Costa, coordenadora do Programa Movimenta Saúde, que parabeniza a K10 pela adesão.

Serviço: 

3ª Corrida e Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama

Data: 21 de outubro de 2018 – Domingo

Largada: 7h30

Local: Bosque Maia. Avenida Paulo Faccini, s/n° – Maia

Imagens: Sidnei Barros/PMG

- PUBLICIDADE -