Mesmo com regulamentação, cobrança da Zona Azul permanece sem data para ser reativada

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Apesar da promessa em outubro do ano passado de retomar o serviço de estacionamento rotativo até o último dia 16 deste mês, a prefeitura revelou que não tem previsão para reativar a Zona Azul. A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) esclarece que a regulamentação desta atividade foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (25).

Contudo, o governo municipal ressalta que para retomar a Zona Azul é necessário a realização do processo de licitação para a escolha da empresa que irá administrar o serviço, que está inativo desde os últimos dias do mês de março de 2018. Diante deste cenário, os 63 parquímetros continuam lacrados.

Com a inatividade do serviço de estacionamento rotativo, aumentou a presença e ação dos chamados “flanelinhas”. Alguns motoristas que frequentam regiões com as vagas destacadas para ocupação por tempo determinado reclamam das ações deles.

“A prefeitura precisa dar uma solução quanto a Zona Azul. Já era complicado com ela e sem está muito difícil. A presença dos flanelinhas incomoda e gera insegurança. Eles pegam o dinheiro na chegada e prometem ficar aqui até você chegar, mas quando vamos embora eles já não estão mais por aqui”, reclamou o comerciante Jonas Carvalho, 59 anos.

O novo sistema de Zona Azul (estacionamento rotativo pago) contará com um total de 2.994 vagas. Dessas, 199 serão destinadas a idosos (5%), 128 para deficientes (2%) e 128 para motocicletas (2%). As demais 2.539 vagas são para o chamado sistema operacional normal que será totalmente digitalizado.

De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), o usuário poderá reservar sua vaga por 30 minutos (tempo mínimo), 1 hora (intermediário), ou 2 horas (tempo máximo), por meio de um aplicativo instalado no celular, ou comprando o cartão virtual dos monitores do sistema, que estarão trabalhando nas ruas para atender o público.

Para cada 100 vagas, haverá a cobertura de um monitor. Isso vai proporcionar a geração de 32 novos empregos (30 monitores e dois supervisores). Outra vantagem: o motorista poderá comprar seu ticket do funcionário com cartão de débito ou crédito. O sistema digitalizado irá impedir que o usuário fique estacionado por 2 horas e, depois desse tempo, tire o veículo do local e estacione em uma região próxima. A leitura das placas irá impedir a compra de uma nova vaga na Zona Azul. A distribuição das 2.994 vagas vai acontecer da seguinte forma: 1.743 na região central, 733 na região do Bosque Maia, 215 no Macedo, 170 na Vila Galvão e 133 no Bom Clima.

- PUBLICIDADE -