Sabesp tira metade da população de Guarulhos do rodízio de água

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Por mais de 30 anos, grande parcela da população de Guarulhos, estimada hoje em cerca de 1,4 milhão de habitantes, conviveu com os problemas no abastecimento de água. Entretanto, a Sabesp precisou de 30 dias para fornecer água regularmente para quase 700 mil pessoas (50% da população). A empresa de capital misto assumiu o controle do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saee) no dia 1º deste mês.

As informações foram apresentadas pela Sabesp e Prefeitura de Guarulhos em evento de prestação de contas, na manhã desta terça-feira (29), no Hotel Monaco, na região central da cidade.

Durante o evento, o prefeito Guti (PSB) agradeceu o empenho do governador de São Paulo, João Doria (PSDB) para que a parceria se desdobrasse. “”Nós temos que ser republicanos. Independente de qualquer corrente política, temos que pensar na população guarulhense. E ele está demonstrando muito isso conosco nesta parceria, que é um republicano e que coloca a população em primeiro lugar”, enfatizou.

O rodízio já acabou em bairros como Bom Clima, Bosque Maia, Cocaia, Cidade Martins, Fortaleza, Ponte Grande e Vila Galvão. Nesse período, foram executados mais de 3.500 serviços como consertos de vazamentos e manutenções nos sistemas de água, que reduziram perdas, aumentaram a eficiência operacional e diminuíram a duração do rodízio. 

Outras grandes obras estão em andamento e serão totalmente concluídas até dezembro de 2019, regularizando o abastecimento de água no município.

“Fui vereador por oito anos e estou há dois anos como prefeito, totalizando uma década de serviços prestados à cidade. Conheço cada canto, cada lugar, sei da necessidade que os moradores enfrentam e do que precisam. Não ter água todos os dias, para sua higiene pessoal, para cozinhar, por exemplo, é muito complexo. Quando a água não chega compromete a qualidade de vida”, afirmou o prefeito Guti (PSB).

Já o diretor presidente da Sabesp, Benedito Braga, ressalta que o propósito da empresa de capital misto é atingir a plenitude no abastecimento de água no município até o final deste ano. A proposta é de ofertar água  24 horas por dia a partir do dia 8 de dezembro, data em que a cidade comemora 459 anos.

“O resultado é muito satisfatório, além da expectativa para os primeiros cem dias. Até o final do ano vamos tirar todos os munícipes de Guarulhos dessa situação [de rodízio de água]”, garantiu Braga.

Guarulhos passou a ser alvo de investidores a partir do contrato

O secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, revelou que após o contrato firmado com a Sabesp, o município passou a ser alvo de investidores.

“A população já tem uma percepção do impacto causado e serviu para aproximar a cidade do Governo do Estado, que não havia. Trouxe para a gente um interesse muito maior no mercado. Depois que o prefeito assinou com a Sabesp, começamos a receber investidores internacionais, investidores interessados em fazer novos negócios com a cidade”, concluiu.

A concessão dos serviços realizados pela autarquia guarulhense para a Sabesp tem duração de 40 anos. Por conta deste acordo, a companhia irá investir aproximadamente R$ 3,5 bilhões durante este período em melhorias no abastecimento de água e o tratamento de esgoto. Contudo, a dívida de R$ 3,4 bilhões do Saee com a Sabesp fica congelada até o encerramento do contrato.

- PUBLICIDADE -