Prefeitura quer entregar UTI pediátrica e a ala obstétrica do HMPB em 2020

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Com investimento de R$ 35 milhões, a prefeitura entregou em 2006, a primeira fase do Hospital Municipal Pimentas–Bonsucesso (HMPB) e prometeu as demais etapas para abrigar as especialidades em traumas, cirurgias eletivas e psiquiatria para dezembro de 2010. Contudo, a gestão do prefeito Guti (PSB) pretende concluir as obras até o começo do próximo ano, que contemplará os serviços de obstétricos e a UTI pediátrica.  

O HOJE obteve informações de que o contrato para a conclusão total da unidade hospitalar foi assinada em 12 de maio de 2010. O valor seria de R$ 550 mil naquela época. No dia 27 de novembro de 2014, a administração pública recebeu verba de R$ 1,8 milhão referente ao convênio com o governo federal, que participa com R$ 23,3 milhões e a prefeitura com R$ 11,7 milhões na condição de contrapartida.

Agora, a administração municipal pretende concluir as obras do 2º, 3º e 5º pavimentos daquele hospital até 2020. Mas, para que este prazo seja de fato cumprido, o governo municipal precisa do aval do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, da liberação do montante de R$ 9 milhões. A administração pública ressaltou que o valor está em fase final de aprovação.

A Secretaria de Saúde revelou que naqueles pavimentos devem funcionar o atendimento obstétrico, internação e a UTI pediátrica. O HMPB atendia atualmente uma média de 700 pessoas por dia, com 124 leitos, sendo 35 de UTI. Dentre as especialidades oferecidas no hospital estão clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ortopedia, neurocirurgia, cardiologia e neurologia, psicologia, fonoaudiologia, dentre outras.

Sob a gestão da Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM) desde 2006, o hospital atende atualmente em média, mais de 14.700 atendimentos mensais, envolvendo pronto-socorro, cirurgias, exames e consultas ambulatoriais. O valor atual do contrato, que se encerra nesta sexta-feira (1º), é de R$ 84 milhões por ano.

- PUBLICIDADE -