Reportagem: Ulisses Carvalho

ulissescarvalho@grupomgcom.com.br

A arte é  apenas um dos meios de evolução no processo educativo, e foi através dela que estudantes, professores, pais, funcionários e toda a comunidade do Parque Jurema escolheram mudar a escola, por meio do grafite, com a pintura em 16 salas de aula na Escola Estadual Parque Jurema III, localizada na rua avenida Jurema, no Parque Jurema, região do Pimentas.

As pinturas foram efetuadas pelo grafiteiro Fernando Manuel da Silva. “Esse projeto veio dos alunos, através de uma verba que recebemos do Governo do Estado pelo orçamento participativo do Grêmio Estudantil”, destacou em entrevista telefônica, a diretora da escola, Mariana Valente Gonzaga, 36.

O grêmio estudantil da escola é representado por nove alunos. As pinturas começaram a ser realizadas no mês de novembro do ano passado e terminaram no final de dezembro. Ao todo, houve o grafite em 15 salas de aula e uma sala de leitura, totalizando 16 imagens. Os homenageados são o ex-piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, o poeta Carlos Drummond de Andrade, a escritora Carolina de Jesus,  Chico Mendes, Clarice Lispector, Criolo, Elis Regina, Gabriel o Pensador, Maria da Penha,  a jogadora de futebol Marta, Maurício de Sousa, Renato Russo, Santos Dummont, Tarsila do Amaral, Zumbi dos Palmares e a sala de leitura, que tem a pintura do escritor Machado de Assis.

Arte do músico Gabriel O Pensador com um trecho da letra da música Se Liga aí.

Através da rede social, o músico Gabriel O Pensador, parabenizou o trabalho e também alegou que é uma honra estar junto com alunos e professores, em forma de grafite. De acordo com a assessoria do cantor, ele pediu para enviar uma mensagem para os professores, e devido à agenda apertada, com shows no Brasil e no exterior, a visita à escola não será possível.

A escola tem atualmente 1.700 alunos, e funciona nos períodos da manhã, tarde e noite, atendendo estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. O prédio onde ocorreram as pinturas foi inaugurado no ano de 2006, e conta com 15 salas, totalizando o atendimento de 45 turmas.

Arte do poeta Carlos Drummond de Andrade.

“Na antiga ânsia dos alunos de terem a escola mais bonita e mais viva, foi proposto a realização de um projeto de grafite, no qual a escola homenagearia algumas personalidades, enaltecendo a sua obra e suas contribuições para o planeta”, destacou em nota a Secretaria de Educação do Estado. A escola também oferece durante o período noturno, Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here