Prefeitura afirma não ter planejamento para implantação de ciclovias este ano


Antônio Boaventura

[email protected]

Mesmo com orçamento previsto de R$ 400 mil para investimentos em implantação de ciclovias, a prefeitura revelou que não existe planejamento para executar esta iniciativa de forma exclusiva durante este ano. Entretanto, a administração pública ressalta que a inserção será realizada de forma compartilhada com equipamentos de mobilidade urbana por exigência do Ministério das Cidades.

O governo municipal, através da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SMTU), destaca que os projetos apresentados e que possuem recursos do Governo Federal são obrigatoriamente contemplados por ciclovias em toda sua extensão. Atualmente, o município conta com apenas 2 quilômetros de ciclofaixa, localizada na avenida Paulo Faccini, região central.

Contudo, a gestão do prefeito Guti (PSB) prevê novos trechos para tráfego de bicicletas no Trevo de Bonsucesso, que não tem qualquer previsão para ser concluído, e nos Corredores de ônibus Pimentas, Santos Dumont, Monteiro Lobato e Papa João Paulo. No entanto, ambos permanecem em obras.

Quando inaugurada em dezembro de 2011, a ciclofaixa da avenida Paulo Faccini, ofertava aos ciclistas e demais usuários cerca de 7 quilômetros de extensão. Atualmente, o percurso disponibilizado é de pouco mais de 2 quilômetros. Segundo a prefeitura, a crise econômica que atravessa o município não permite a manutenção do sistema de gestão adotado nos governos anteriores.

No começo do governo do prefeito Guti (PSB), constatou-se que a ciclofaixa poderia ser operacionalizada, com segurança, na extensão atual de cerca 2.100 metros, haja vista a escassez de recursos materiais e humanos herdados da gestão anterior.

Além dos problemas estruturais, a administração pública ressalta que ao longo do tempo percebeu-se que os usuários, em sua grande maioria, preferiam o trecho em frente ao Bosque Maia. Então, por motivos operacionais, a extensão que ia até o Carrefour, via Salgado Filho, foi desativada.

- PUBLICIDADE -