Reportagem: Gil Campos

gil.campos@freesaopaulo.com.br

O presidente da Executiva Nacional do PSDB e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, cassou nesta quinta-feira (21) a decisão da Executiva Estadual que decretou a intervenção no diretório municipal do PSDB Guarulhos e desautorizou a realização da convenção da sigla marcada para este domingo (24) para a escolha do comando do partido na cidade. Em sua decisão, Alckmin autorizou os tucanos guarulhenses a prosseguir com o processo de convenção.

Na quarta-feira (20), o presidente do PSDB/SP, Pedro Tobias, encaminhou ofício a Marcos Iannoni, presidente do diretório municipal, comunicando a intervenção. No documento, o tucano explicou que em reunião, realizada no dia anterior, ficou decidido que as convenção zonais ordinárias estão desautorizadas, “por ações de filiados que compõem os quadros da direção local em desrespeito ao artigo 131 do Estatuto e, ainda, por falta de observação pela Comissão Executiva Municipal da necessária manutenção da integridade, disciplina, fidelidade e ética partidárias, o que impõem a intervenção nesse órgão partidária (…)”.

O ofício informou ainda que “a eleição do Diretório Municipal local se realizará mediante Convenção Extraordinária, em data a ser designada pela Comissão Executiva Estadual”.

Segundo apurou o HOJE, além de Guarulhos, outros 32 municípios foram atingidos com a decisão de Tobias. As informações ainda dão conta que “a intervenção ocorreu em todas as cidades em que a cúpula partidária local é ligada a quem atuou contra Doria na disputa pelo governo de São Paulo”.

Alckmin, por sua vez, informou que a Executiva Estadual, ao decretar a intervenção no PSDB Guarulhos, violou os “princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, haja vista não ter notificado previamente

[o diretório municipal]

para apresentação de defesa”, e que compete à Executiva Nacional fixar datas para a realização de convenções ordinárias de todos os órgãos partidários e, também, autorizar novas datas para a realização destas convenções.

O presidente do PSDB Nacional ainda enfatizou: “Do ofício do PSDB Estadual de São Paulo constata-se que o órgão decidiu intervir no PSDB Municipal de Guarulhos com fundamento em artigo do estatuto que não confere poderes aos órgão estadual, o que exorbita de sua competência”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here