Mais de 53 mil guarulhenses precisam regularizar situação na Justiça Eleitoral


Antônio Boaventura

[email protected]

Guarulhos chegou a registrar até o encerramento do processo de cadastramento biométrico aproximadamente 955 mil eleitores. No entanto, pouco mais de 814 mil foram as urnas na última eleição realizada em outubro do ano passado. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), mais de 53 mil guarulhenses precisam regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral.

Essa quantia registrada no segundo turno do processo eleitoral, que elegeu presidente e governadores estaduais, realizado no dia 28 de outubro do ano passado, é fruto da ausência dos eleitores aptos nas urnas das sessões eleitorais de uma das seis de sete zonas que o município possui [176ª, 185ª, 278ª, 279ª, 393ª, 394ª e 395ª]. Apenas a sessão 393ª registrou o comparecimento de todos os seus eleitores.

Para regularizar, basta comparecer ao cartório eleitoral correspondente a sua residência, apresentando documento de identidade oficial, comprovante de endereço recente, e o título eleitoral. Caso o eleitor tenha alguma pendência em seu cadastro, será emitida guia e ele terá de realizar o pagamento da multa. Neste caso não há multa específica para a biometria.

Já o eleitor que não votar nem justificar por três eleições seguidas têm o título automaticamente cancelado. Lembrando que, nessa conta, cada turno corresponde a uma eleição. O eleitor que não se encontra nessa situação está sujeito somente à multa pela falta de justificativa, mas ainda pode continuar votando.

No primeiro turno, o TRE-SP registrou a ausência de 50.347 eleitores nas urnas guarulhenses. Contudo, este número subiu em mais de 5% no segundo turno, quando 53.333 pessoas não votaram e, até o momento, não justificaram o não comparecimento. A zona eleitoral com maior número de abstenção foi a 394ª com 11.772.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -