Guarulhos recebe 17 médicos residentes e realiza formatura de outros 20

- PUBLICIDADE -

Guarulhos recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 1º, 17 médicos que farão residência em clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ginecologia nos hospitais da cidade. Oriundos de vários locais do país, eles vão ficar no município por um período de dois anos e devem ocupar as vagas de outros 20 médicos que se formaram pelo Programa de Residência, nessa quinta-feira (28). Dentre os formandos, sete já foram contratados pela Secretaria de Saúde e dois se inscreveram no concurso público vigente.

O processo seletivo e as matrículas do Programa de Residência Médica de Guarulhos, que ainda estão em andamento, ofertarão, ao longo do processo, um total de 21 vagas. Dos 17 profissionais que ingressaram no Programa nesta sexta-feira, oito são clínicos gerais e atuarão no Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso; quatro pediatras ficarão no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA); quatro cirurgiões irão para o Hospital Municipal de Urgências (HMU) e um ginecologista, para a maternidade Jesus José e Maria.

Além dos médicos, o município também recebeu outros 15 profissionais que vão fazer residência multiprofissional na área de Saúde Mental e na Atenção Básica, com ênfase em Saúde da Família.  Deste total, dois enfermeiros, dois fisioterapeutas, um cirurgião-dentista, dois nutricionista, um psicólogo e dois farmacêuticos ficarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e dois psicólogos, dois assistentes sociais e um enfermeiro atuarão nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Para a coordenadora do Programa de Residência Médica de Guarulhos, Paula Verônica Martini Maciel, a criação da Residência Médica no Município foi idealizada visando observar princípios elevados de ética e qualidade, bem como o rígido cumprimento da legislação pertinente. “Objetiva ainda atender os compromissos do SUS, garantir a qualidade da formação médica, elevar o padrão assistencial e favorecer a fixação dos médicos no serviço público”, explicou a médica.

- PUBLICIDADE -