Alto custo impede a prefeitura de viabilizar implantação do banco de sangue nas UBSs

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Sem revelar os valores, a prefeitura informou que o alto custo impede a implantação de um banco de sangue nas unidades de saúde do município. A administração pública observa que outros bancos instalados na cidade atendem a demanda dos hospitais públicos.

O governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que não existem bancos de sangue instalados nos hospitais municipais, porque essa não é uma demanda prioritária atualmente, uma vez que as agências transfusionais que atendem ao município dão conta da demanda.

Além de não tratar esta especificidade como prioritária em seu programa de governo, a prefeitura ressaltou ainda que a instalação de um banco de sangue no município requer investimento tecnológico e financeiro muito alto, o que não é viável no momento.

O Hospital Geral de Guarulhos (HGG), de responsabilidade do Governo do Estado, informou que conta com um banco de sangue e recebe, mensalmente, cerca de 1.000 candidatos para doação. Cada bolsa pode auxiliar até quatro novos pacientes.

A quantidade é destinada aos atendimentos do próprio hospital e utilizada principalmente na realização de procedimentos cirúrgicos e no atendimento de urgências e emergências do município de Guarulhos. Entretanto, a pasta optou por não informar o nível atual do seu banco.

Em consulta ao site da Agência Nacional de Vigilância Sanitário, é possível encontrar 12 pontos de Hemocentro no município. Destes cinco pertencem a iniciativa privada, dois que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e outros cinco de administração pública.

- PUBLICIDADE -