Prefeitura de Guarulhos estabelece parceria com Universidade de Coimbra

- PUBLICIDADE -

Com o objetivo de qualificar ainda mais os profissionais da educação, a Prefeitura de Guarulhos firmou uma parceira com a Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais instituições de ensino de Portugal, com objetivo de promover a troca de experiências entre os professores da Rede Municipal e os da universidade portuguesa. Para estreitar o relacionamento, o secretário de Educação, Paulo Matheus, visitou a instituição na última semana.

A iniciativa estabelece as origens e formação da língua portuguesa, por meio de diálogos e seminários com pesquisadores de Coimbra, do centro de estudos Camonianos, e reforça a política de formação continuada de professores e gestores da Rede Municipal. A iniciativa também concentra a formação dos eixos estruturantes da língua portuguesa e alfabetização dos ciclos iniciais.

Para o secretário Paulo Matheus, o Centro de estudos Camonianos é referência de produção de pesquisa em todos os países de língua portuguesa. “Tomando conhecimento dessa possibilidade foi feito inicialmente uma troca de memorandos, o que resultou um convite para que a Educação de Guarulhos fosse conhecer o centro de estudos, fortalecendo a formação dos professores, considerando os desafios da Rede Municipal com relação à proficiência da língua”, explica.

A troca de estações de vivências, saberes e expertises sobre o uso da língua portuguesa na educação básica visa estabelecer um termo de cooperação internacional com a Rede Municipal, levando os professores por meio de intercâmbios formativos para o centro de pesquisa da Universidade. Além disso, a cidade de Guarulhos também receberá os professores de Coimbra.

Para o prefeito Guti, essa parceria é um marco importante na qualificação dos profissionais da Rede Municipal. “Nosso objetivo é trabalhar continuamente no aperfeiçoamento e capacitação desses profissionais, investindo em convênios para que nossa cidade seja referência para outros municípios e de grande êxito na formação de nossas crianças e jovens”, destacou.

A visita do secretário Paulo Matheus a Portugal resultou ainda no conhecimento de novas experiências e projetos, que resultará em novas parcerias em breve.

Universidade

A Universidade de Coimbra, localizada em Portugal, é uma das universidades mais antigas do mundo, além de ser a mais antiga e uma das maiores universidades do país.

Organizada em oito faculdades diferentes, de acordo com uma variedade de campos de conhecimento, a universidade oferece cursos Arquitetura, Educação, Engenharia, Humanas, Direito, Matemática, Medicina, Ciências Naturais, Psicologia, Ciências Sociais e Esportes.

A Universidade de Coimbra possui aproximadamente 20 mil estudantes, abrangendo uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal. Em 22 de junho de 2013 foi declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura.

- PUBLICIDADE -