Prefeitura entrega instituição para idosos e novo espaço do Conselho Tutelar de Bonsucesso

Assunto: Instituição de Longa Permanência Local: R. Serra Azul, 400 - Vila Carmela Data:04.04.2019 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

O prefeito Guti inaugurou oficialmente na quinta-feira (4) a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) – Nosso Lar, na Vila Carmela, viabilizada por meio de convênio firmado entre a administração municipal e a organização da sociedade civil (OSC) Núcleo Batuíra – Serviço de Promoção da Família. Na sequência, o prefeito entregou o novo imóvel do Conselho Tutelar do Bonsucesso, localizado ao lado do Nosso Lar.

A importância da entrega da instituição foi destacada por Guti. “Esta é mais uma grande conquista para o município. É um momento de muito orgulho. Agradeço o empenho de todo o time da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, e também os que fazem trabalho voluntário e os terceirizados. Este é um time muito forte e unido. Os serviços serão ampliados, com mais gente atendida e com o padrão de qualidade do Núcleo Batuíra, que é parceiro do município e tem uma conduta ilibada e prestam um serviço de qualidade à cidade”, disse.

Guti também falou da importância do Conselho Tutelar. “O Conselho Tutelar é de extrema valia e o trabalho dos conselheiros é complexo e tem que ser valorizado,” finalizou o prefeito.

Novo espaço

O espaço da instituição passou por readequações e revitalizações, ganhando quartos com suíte adaptadas, conforme preconizado pela legislação, campainhas instaladas nas cabeceiras das camas para casos de emergência, que foram enfatizadas pelo secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale. “Esta inauguração mantém o mesmo nome, Nosso Lar, mas o espaço foi totalmente revitalizado e reformado. Antigamente atendia apenas 50 idosos e agora vamos atender 86. Nós não desviamos da finalidade do espaço, mas ampliamos a oferta. Estamos trabalhando para fazer uma cidade melhor”, afirmou Viterale.

O secretário abordou ainda sobre as novas instalações do Conselho Tutelar do Bonsucesso. “A ideia é que este Conselho seja um modelo para a cidade e nós vamos trabalhar para isso”, concluiu Viterale.

Já a secretária-adjunta, Claudia Papotto, ressaltou a entrega dos dois equipamentos. “Com muita alegria e satisfação inauguramos dois importantes equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Um que cuida de crianças e adolescentes e outro, de idosos – os dois extremos da vida. Os locais estão muito bem cuidados e tenho certeza que serão referência no município”, disse Claudia.

Estrutura

Instalada em um terreno arborizado de 6.893 m², a Instituição Nosso Lar possui cerca de 2.900 m² de construção, divididos em quatro pavilhões. Ao todo são 28 quartos com suítes, enfermaria, sala para fisioterapia, sala de TV, sala de espera, salão social, refeitório, sala para atendimento técnico de enfermagem, lavanderia, sala administrativa, cozinha, dispensa, sala dos técnicos, além de jardim. Oferece 86 vagas, sendo 30 vagas para grau de dependência 1, 32 vagas para grau 2 e 24, para grau 3.

Atualmente, cinco idosos estão vivendo na ILPI. A partir de segunda-feira (8), a instituição deve receber mais usuários. Os encaminhamentos para as vagas da instituição são feitos através dos Creas – Centros de Referência Especializado da Assistência Social.

Já o novo espaço do Conselho Tutelar do Bonsucesso fica em um imóvel próprio, com acessibilidade, e segue a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Além disso, sua estrutura é mais adequada para os atendimentos à população, possuindo recepção, cinco salas para cada um dos conselheiros, banheiros, almoxarifado, cozinha e sala de recreação.

Instituição de Longa Permanência para Idosos

Desde 2003, o país conta com as ILPIs que foram criadas para substituir o papel dos asilos na rede de assistência social ao idoso. A instituição de longa permanência para idosos é um local destinado à moradia, permanente ou temporária, para pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, as quais não dispõem de condições para permanecer na família.

O acesso ao serviço também é garantido para idosos que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos, maus tratos e outras formas de violência, ou com a perda da capacidade de auto cuidado.

Ela possui características residenciais e estrutura física adequada que visa o desenvolvimento de relações mais próximas ao ambiente familiar e à interação social com as pessoas da comunidade. Os encaminhamentos para as vagas da instituição são feitos através dos Creas.

Vale destacar que as instituições de longa permanência para idosos não são instituições de saúde.  De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), elas não são estabelecimentos voltados à clínica e terapêutica, mas residências coletivas, que atendem idosos com necessidade de cuidados prolongados. Idosos com vínculo de parentesco ou afinidade – casais, irmãos, parentes, amigos – devem ser atendidos na mesma unidade, podendo ser incluídos aqueles com deficiência, de modo a prevenir práticas segregacionistas e o isolamento desse segmento.

Serviço:

Instituição de Longa Permanência para Idosos – Nosso Lar – rua Serra Azul, 400 – Vila Carmela

Conselho Tutelar do Bonsucesso – rua Serra Azul, 469 – Vila Carmela

- PUBLICIDADE -