Com 14 mil buracos na cidade, Guti anuncia força-tarefa entre Proguaru e Sabesp para solucionar o problema


Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Na tarde de segunda-feira (15), em entrevista concedida no Paço Municipal, localizado na avenida Bom Clima, n° 91, no bairro Bom Clima, o prefeito Guti (PSB), anunciou no inicio da tarde a Operação Tapa Valas, com o objetivo de realizar a manutenção nos 14 mil buracos que tem a cidade, de acordo com o prefeito, sendo a região que mais sofre  a do Bonsucesso, seguida pelo Pimentas.

A força-tarefa contará com equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Sabesp e Progresso e Desenvolvimento S/A (Proguaru). Como a operação começou na segunda-feira, a duração de acordo com o prefeito será entre 90 a 100 dias, com um custo de dois milhões mensais, podendo chegar ao final no valor entre oito a dez milhões.

Questionado pelo HOJE sobre os protestos da população, já que moradores chegaram a plantar bananeiras nos bairros do Bonsucesso, Parque Continental e Vila Carmela, o prefeito afirmou que considera a atitude legítima dos moradores. “É um protesto justo e temos que trabalhar para equalizar isso, é uma forma que acaba ajudando”, informou.

Sobre a possível demora em iniciar a operação de manutenção nas vias da cidade, o prefeito culpou as fortes chuvas e a parte financeira. “Se a gente tivesse um fluxo de caixa maior, poderíamos terminar o serviço em 30 dias”, destacou.

Primeiros bairros a receber a manutenção são Bonsucesso e Continental

Na segunda-feira, de acordo com o prefeito, o trabalho já foi iniciado na região do Bonsucesso e também na área do Parque Continental I. A administração municipal separou as regiões em equipe 1 e equipe 2. A de número 1 é responsável pelas áreas do Bonsucesso, Ponte Alta, Inocoop, Pimentas, Jardim Centenário, Jardim Angélica, Vila Any, Jardim Guaraci, Cumbica, , Cidade Satélite, Jardim Presidente Dutra, Lavras, Jardim Fortaleza, Bananal, Jardim São João e Tanque Grande.

Já a equipe 2, fará a manutenção nas regiões do Parque Continental I, II, III, IV e V, além da Vila Fátima, Vila Galvão, Parque Cecap, Gopoúva, Itapegica, Vila Barros, Ponte Grande, Munhoz, Zantaro, Taboão, Bom Clima, Recreio São Jorge, Primavera e Mikail.  “São cinco equipes no lado 1 e nove no lado 2”, destacou, podendo chegar a 100 pessoas envolvidas na força-tarefa para tapar buracos.

“Teremos técnicos atestando a qualidade do serviço”, destacou o prefeito em relação às reclamações dos moradores sobre o serviço da Proguaru. Como a administração municipal não possui equipe noturna, o serviço irá ocorrer somente até às 19h, e nas vias de grande movimentação, o reparo será efetuado somente aos finais de semanas e com apoio de agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).

Programação da Operação Tapa Valas
Equipe 1
Bonsucesso: De 15 de abril até 04 de maio
Pimentas: 05 de maio até 29 de maio
Cumbica: De 30 de maio até 23 de junho
Lavras: De 24 de junho até 14 de julho
Equipe 2
Parque Continental: De 15 de abril até 29 de abril
Região Central: De 30 de abril até 05 de junho
Ponte Grande: De 06 de junho até 15 de junho
Cidade Martins: 16 de junho até 10 de julho
Várzea do Palácio: 11 de julho até 14 de julho.
- PUBLICIDADE -