Guarulhos conta com 660 alunos estrangeiros na rede estadual de ensino

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Somente na rede estadual de ensino, Guarulhos conta atualmente com 660 alunos estrangeiros em 135 escolas, de acordo com dados da Secretaria de Educação do Estado. O país com maior número de alunos nas escolas da cidade é a Bolívia, com 410, seguido pelo Japão, com um total de 60 estudantes.

O HOJE compareceu na tarde de terça-feira (16), na Escola Estadual Valdivino de Castro Pereira, localizada na avenida Tiradentes, n° 4148, no bairro da Vila Flórida, e conversou com dois alunos, um de nacionalidade japonesa, de nome Ryosuke Wada, 17, que estuda no segundo ano do ensino médio e outro que nasceu na Costa do Marfim, país localizado no continente africano, de nome Romarick Faustin Comoe Ngouan, 17, que atualmente cursa o terceiro ano do ensino médio.

“Eu nasci na Costa do Marfim, mas passei a maior parte da minha vida na França. Foi muito fácil para pegar amizade com as pessoas na escola, porque quando chega um estrangeiro, geralmente você chama atenção e as pessoas ficam perguntando muito”, destacou Ngouan, que estuda desde 2017 no Valdivino.

Já Wada, afirmou que veio para o Brasil após o pai receber uma proposta de emprego. “Estou há sete anos no Brasil, e a principal diferença em relação ao estudo, é que lá o ensino é mais puxado e todas as escolas são em período integral. Aqui no Valdivino já estudo há um ano”, afirmou.

O Valdivino conta ensino integral desde 2017, somente para alunos que frequentam o ensino médio. As aulas ocorrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e além de contar com 250 alunos, a escola tem atualmente 17 professores. A unidade  também possui um projeto de acolhimento quando chegam novos alunos, baseado em ações como brincadeiras e teatro.

A rede estadual de Guarulhos também conta com alunos de países pouco conhecidos, como no caso da Escola Estadual Vicente Melro,  localizada na rua Belmonte, n° 50, no bairro do Jardim Maria Dirce, região do Pimentas, que tem um estudante nascido no Reino de Tonga, país localizado na Oceania e que tem uma população estimada de pouco mais de 100 mil habitantes.

Além de Tonga, também há um aluno do Catar, país asiático que inclusive será sede da Copa do Mundo de 2022, seguido por Islândia, Mali e Congo. A escola com o maior número de estrangeiros é a Jardim Maria Dirce III, localizada na rua Treze de Julho, n° 421, no bairro do Jardim Presidente Dutra, com 23 alunos bolivianos na unidade.

Confira quais são os países com mais alunos estrangeiros na rede estadual de Guarulhos
Bolívia:  410 alunos (de um total de 660)
Japão: 60 alunos
Haiti: 29 alunos
Paraguai 20 alunos
Peru: 20 alunos
Portugal: 18 alunos
Venezuela: 17 alunos
Colômbia: 16 alunos
Argentina: 13 alunos
- PUBLICIDADE -