Exposição no Adamastor Centro traz cores, formas e hábitos brasileiros

- PUBLICIDADE -

Até o dia 15 de julho, diariamente das 9h às 22h, o Salão de Exposições do Adamastor Centro recebe a exposição “Da Terra”, acervo do colecionador de obras de arte e empresário, Roberto Vilela.  A abertura oficial da exposição, que acontece na segunda-feira (15), às 19h, conta com vernissage e bate papo com o colecionador. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

Sob curadoria de Anna Guerra, a exposição apresenta pinturas e esculturas que retratam o amplo repertório de cores, formas e hábitos distintos do Brasil.

De acordo com a curadoria, a exposição traz obras que variam do figurativo ao abstrato, do clássico ao contemporâneo, nas quais os artistas foram flagrados num mistério, enraizados pela própria natureza. “No que tange às manifestações artísticas, este trabalho é desde já uma homenagem à figura brasileira, com sua força e delicadeza em perfeita harmonia”, diz Ana em seu texto de apresentação.

Ainda, segundo ela, “essa terra dá de tudo, que se possa imaginar. Quem colhe fora do tempo, não sabe o que o tempo dá! Com um repertório amplo, no país das cores, formas, e hábitos distintos, encontramos um contraste de identidades semeados por diversos estados da pátria Amada. Ao olhar com um pouco mais de atenção, verá a identidade pessoal de cada lugar em particular. Uma experimentação artística tendenciosa e em expansão. Variando do figurativo ao abstrato, do clássico ao contemporâneo, os artistas foram flagrados num mistério, enraizado pela própria natureza. Inspirada no ontem, atenta ao hoje e com esperança no amanhã, a liberdade que conduz a mostra, numa terra onde a miscigenação é característica principal, conceitua a própria presença do colecionador, em histórias que exalam a pura emoção humana em forma de cores”.

Vernissage marca abertura da exposição “Da Terra”, no Adamastor

Além de reunir alguns dos principais empresários da cidade e demais interessados em artes visuais, a vernissage de abertura contou ainda com as presenças do secretário de Cultura, Vitor Souza, e do diretor do Departamento de Atividades Culturais, Tiago Ortaet. “Abrimos as portas do Adamastor para que a coleção do empresário Roberto Vilela esteja disponível também aos munícipes, garantindo, dessa forma, que a cultura se faça no encontro do artista com o público”, comemorou Vitor Souza, satisfeito com a grande circulação de pessoas pelo espaço. 

Com ares de galeria de arte, o espaço ganhou a atenção de um público seleto, como Fiammetta Emendabili, filha do escultor ítalo-brasileiro Galileu Emendablin, responsável pela criação de diversas esculturas e monumentos artísticos na cidade de São Paulo, como o Obelisco Mausoléu dos Heróis de 32, o Monumento a Luiz Pereira Barreto e o Monumento a Ramos de Azevedo.

Nesse ir e vir de personalidades, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer obras como “A Oferenda”, de Bento Moura; “A última ceia”, de Alberto Lacet; “Inocência”, de Nancy Szas; as telas que recriam o universo paulistano de André Crespo; a escultura “Silhueta Feminina”, de Bia Doria; além da estonteante “Dança Delirante no Teatro Lisérgico”, do carioca Walter Goldfarb, um dos artistas presentes no evento.

Sobre Roberto Vilela

Roberto Vilela nasceu em Jacareí (SP) e, ainda sem completar o primeiro ano de vida, chegou à cidade de Guarulhos numa época em que um córrego cruzava a Avenida Paulo Faccini de uma ponta a outra. Presidente da RV Ímola e responsável pelo Espaço Cultural Alcedino Vilela, Roberto reúne na sede da empresa, que fica no bairro do Tamboré, em São Paulo, um acervo com cerca de 2 mil obras de arte.

Serviço:

Abertura: segunda-feira (15), às 19h

Período:  Até 15 de julho

Horário: diariamente das 9h às 22h

Local: Salão de Exposições do Adamastor Centro

Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo

Entrada gratuita

Classificação livre

- PUBLICIDADE -