Rodovias que cortam Guarulhos devem receber 1,3 milhão de veículos no feriado

Foto: Ivanildo Porto
- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

As rodovias federais Fernão Dias e Presidente Dutra, que cortam Guarulhos, devem receber juntas quase 1,3 milhão de veículos neste feriado de Páscoa. As concessionárias responsáveis por estas vias começaram as operações nesta quinta-feira (18) às 18h; elas serão encerradas neste domingo (21), por volta das 19h.

A CCR NovaDutra iniciou, na tarde desta quinta-feira (18), a operação especial de orientação e atendimento aos motoristas e passageiros que utilizarão a via Dutra durante o feriado prolongado de Páscoa. A expectativa é que devem deixar as capitais – São Paulo e Rio de Janeiro – mais de 440 mil veículos pela via Dutra, em direção às cidades do interior e Litoral.

Já a Arteris Fernão Dias estima que cerca de 800 mil veículos passem pela rodovia. A concentração do tráfego deve acontecer nos dois extremos: entre Guarulhos e Bragança Paulista e entre Contagem e Igarapé (MG). A expectativa é de que o fluxo comece a aumentar a partir das 14h de quinta-feira. As obras serão reduzidas neste período e serão normalizadas após o término da operação especial.

No trecho paulista da Dutra, os picos de tráfego serão entre 19h e 21h de hoje (18) e entre 10h e 12h de sexta (19). No retorno, o pico de tráfego será no domingo (21) entre 17h e 19h. Devem deixar São Paulo pela via Dutra cerca de 267 mil veículos, entre a zero hora desta quinta-feira e a meia-noite de sexta (19). 

Para auxiliar os usuários durante a viagem, a via Dutra será inspecionada por mais de cem viaturas e 500 profissionais. Entre eles, médicos, agentes de atendimento pré-hospitalar e equipes de emergência, que estarão 24 horas à disposição dos usuários, em regime de revezamento. 

Haverá, ainda, reforço operacional nas praças de pedágio e realização de operação papa-filas, quando necessário, que consiste na venda de cupons nas filas das cabines. A CCR NovaDutra solicita aos motoristas que utilizem suas moedas no pagamento das tarifas de pedágio, a fim de facilitar o troco e colaborar com a fluidez do tráfego.

- PUBLICIDADE -