Polícia Federal fecha oito rádios piratas que atrapalhavam frequência de aeronaves com o Aeroporto de Guarulhos


Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Policiais federais com o auxílio de fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), fecharam oito rádios piratas na região do Parque Estadual da Cantareira,  na cidade de Mairiporã. Essas estações clandestinas estariam interferindo na frequência de aeronaves com a torre de comando do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, segundo a Policia Federal (PF).

A operação de nome Nove Estações, teve como resultadas além de tirar de funcionamento diversas rádios piratas, houve também a apreensão de vários equipamentos transmissores de inúmeras estações ilegais que se encontravam escondidas na mata. “Os policiais caminharam por 4h, abrindo trilhas na mata, para acesso aos transmissores clandestinos. Os materiais apreendidos serão encaminhados à perícia da PF”, revelou a polícia.

Ao contrário da PF, a Anatel informou ao HOJE que mesmo com o fechamento das estações, a agência não tem conhecimento sobre reportes do aeroporto relacionados à interferência até a data da operação, que foi realizada na quinta-feira (30). Apesar de a operação ser em Mairiporã, em Guarulhos, de acordo com a Anatel, uma emissora clandestina já foi autuada neste ano.

“As estações clandestinas utilizavam radiofrequência FM sem autorização causando interferência na frequência de aeronaves com a torre de comando do Aeroporto Internacional em Guarulhos. Durante a operação, foi identificado o responsável pelas rádios e os anunciantes, que responderão pelo crime de desenvolvimento clandestino de atividade de telecomunicação”, destacou a PF.

Foto: Divulgação Polícia Federal

- PUBLICIDADE -