Jovens fazem intervenção de ballet no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Cerca de dois milhões de crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, em todo o Brasil, não estão matriculados em uma escola. A estatística mais recente publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) chama atenção e vai ao encontro do levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que revela que ainda há 5% de toda a população brasileira, na faixa dos cinco aos 13 anos, trabalhando para compor o orçamento familiar.

Baseado nesta realidade, em 12 de junho, é instituído o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil. Em apoio à conscientização sobre o tema, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo promove na mesma data, a partir das 14h, a intervenção de ballet “Sinfonia das Cores”. Um grupo de 15 meninas, com idade entre 7 e 12 anos, alunas do Instituto Assistencial Coliseu Boxe Center, de Guarulhos (SP), farão apresentação gratuita para os visitantes e passageiros na área pública do Terminal 2, próximo ao corredor conector com o Terminal 3.

Coreografado por Simone Soares, o espetáculo é dividido em quatro partes, explora os estilos de ballet moderno e clássico e jazz com passos animados, marcados por quatro canções distintas: “Happy-go-Lucky”, de Patrick Thomas Hawes, para a coreografia de abertura “Arco Íris”; “Som do Céu”, de Danilo Quintão, na dança “Águas”; “Singin’ in the Rain”, de Gene Kelly, para a terceira dança “Chuva” e, por último, uma versão instrumental de “Hallelujah”, do trio alemão Piano Violin Cello, trilha sonora  da coreografia de encerramento “Tributo”.

As jovens bailarinas são moradoras de bairros periféricos da cidade de Guarulhos e, como alunas do Coliseu Boxe Center, recebem acompanhamento social e psicológico, podem participar de atividades socioeducativas, esportivas e de artes, incluindo as aulas de ballet que acontecem duas vezes por semana. Toda a programação é gratuita e contribui para a promoção do desenvolvimento social o e fortalecimento do vínculo familiar.

O GRU Airport e o instituto são parceiros desde 2015. A relação já proporcionou a ampliação do prédio e adaptação com recursos de acessibilidade. A iniciativa faz parte do compromisso de responsabilidade social que o Aeroporto Internacional de São Paulo assumiu com as comunidades próximas à zona aeroportuária dos terminais. Somente no Coliseu Boxe Center, são quase 400 crianças e adolescentes assistidos.

Além disso, uma das intenções com a apresentação dos jovens assistidos pelo projeto é levar o público à conscientização da importância de incentivar ações socioeducativas e culturais, ao invés de doações isoladas, por exemplo, por meio de esmolas.

- PUBLICIDADE -