Ouvidoria da GCM passa a atender no Jardim Bom Clima

- PUBLICIDADE -

Órgão que tem por responsabilidade fiscalizar, investigar, auditar e propor políticas de qualificação e capacitação dos guardas civis, a Ouvidoria da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos mudou de endereço e agora atende na praça Ranieri Testae.

A mudança aconteceu depois da saída da Base da PM da praça, por determinação do alto comando da Polícia Militar que quer mais homens no policiamento das ruas. Com a desativação, a população ganhou reforço no patrulhamento com mais 12 policiais e seis viaturas, possibilitando a expansão da segurança para mais 30 bairros.

Uma parceria entre GCM e PM transformou a praça Ranieri num ponto de estacionamento, espécie de área de interesse de Segurança Pública, que conta todos os dias em períodos distintos, com o serviço da Base Móvel Comunitária, duas viaturas de patrulhamento da Polícia Militar e uma da GCM.

Com a mudança da Ouvidoria, a proposta é resgatar uma iniciativa da PM, chamada Programa Vizinhança Solidária, não só no Jardim Bom Clima, mas também em outras inspetorias da GCM na cidade. O programa consiste num conjunto de ações que busca, por meio de atitudes de prevenção, melhorar a segurança pública e incentivar a comunidade a colaborar com o policiamento. Os moradores são incentivados a criarem grupos de comunicação (Whatsapp) para saber tudo que acontece na rua e no entorno. Também são realizadas palestras com dicas de segurança para quando as pessoas estiverem saindo de casa ou viajando, utilizando caixas eletrônicos, recebendo visitas técnicas, cautelas com estranhos, entre outras coisas.

A Ouvidoria pretende também promover cursos de capacitação para os GCMs, inclusive das inspetorias especializadas, como a ROMU, Canil, Patrulha Maria da Penha, Ambiental, Escolar e inspetorias regionais.

Para o ouvidor adjunto Sérgio Galvão, com a vinda da Ouvidoria da GCM para o bairro, os moradores ganharam mais segurança. “A ouvidoria vem ocupar um espaço físico que a Polícia Militar deixou vazio, mas o policiamento da PM continua ativo e agora potencializado com o trabalho da Guarda Municipal. Com isso, a comunidade ganha mais segurança”, salienta Galvão.

Serviço: A Ouvidoria funciona na Praça Antônio Ranieri Testae, 63 – Jardim Bom Clima. O telefone para contato é  (11) 2404-3463, o whatsapp (11) 97174-0142 e o e-mail: [email protected]

- PUBLICIDADE -