Escola da rede estadual no Parque Continental III promove 6ª edição do Campeonato do Saber

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

A Escola Estadual Francisco Milton de Andrade, localizada no Parque Continental III foi palco da 6ª edição do Campeonato do Saber. A disputa estudantil que envolveu cerca de mil estudantes do Fundamental – ciclo II aos do Ensino Médio teve como temas a história de Guarulhos, cultura, história geral e desafios para o século XXI. O evento se encerrou nesta terça-feira (18).

A comissão organizadora, composta por 12 professores trouxeram para esta edição, atividades que vão desde o lúdico, através da dança, do festival musical e teatro, pesquisas mais elaboradas, como a pesquisa sobrea academia guarulhense de letras e a homenagem a oito acadêmicos guarulhenses, o uso das mídias digital, através da atividade desafio digital, e a preocupação ambiental com a restauração de algumas áreas públicas do bairro, através da atividade adote uma área verde, onde cada turma já iniciou o plantio de duas árvores.

“O adote uma área verde foi uma indicação da professora Valdete, que faz parte da comissão organizadora, cujo o objetivo é reforçar no nosso aluno a ideia de responsabilidade e obrigação com a preservação, principalmente, do local onde estamos inseridos. Não adianta pensar no macro, em salvar o planeta, se não preservamos a área verde da nossa comunidade”, declarou o professor Edson Oliveira, criador do projeto Campeonato do Saber.

Para o coordenador pedagógico, Renato Souza, um dos objetivos do  Campeonato do Saber 2019 é mostrar que Guarulhos não é somente a sede do aeroporto  internacional de São Paulo, Guarulhos tem uma rica história e uma cultura bastante diversificada .

“A história da nossa cidade é muita rica. Guarulhos fez parte da rota do ouro no Brasil, 100 anos antes de encontrar ouro em Minas Gerais, Afonso Sardinha já havia encontrado ouro em Guarulhos, no atual bairro do Lavras. Essa e outras histórias da nossa cidade tem despertado o interesse do nosso aluno em intensificar as pesquisas sobrea história da cidade onde eles viveu”, disse Renato Souza.

O  Campeonato do Saber  é um projeto interdisciplinar que faz parte do PPP (Plano Político Pedagógico) da  E.E. Francisco Milton de Andrade, desde 2014. A partir de 2017 ele tornou-se um projeto modelo para as mais de 5 mil escolas do estado, incluído na categoria boas práticas pedagógicas.

- PUBLICIDADE -