Cultura e história: conheça o centro de São Paulo

Sao Paulo, Brazil - July 29 2013: Municipal Theatre located at São Paulo city. It is an important landmark of the city, for its architectural and historical value. An antique and classic building at Ramos de Azevedo Square, São Paulo, Brazil building. On a sunny winter day.
- PUBLICIDADE -

O centro da capital paulista reúne uma série de marcos históricos e prédios antigos com uma arquitetura singular. Nos últimos anos, ações têm incentivado a população e os turistas a reocupar esse espaço tão importante para a cidade. É possível conhecer os principais pontos turísticos do centro em um roteiro a pé – uma ótima opção de lazer para as férias de julho.

Perto da Praça da República, estão dois dos mais emblemáticos edifícios de São Paulo: o Copan, projetado por Oscar Niemeyer, e o Edifício Itália. Para admirar uma das melhores vistas de São Paulo, as visitas à cobertura do Copan acontecem de segunda a sexta, às 10h30 e às 15h30. São guiadas e gratuitas.

Siga para o famoso cruzamento entre as avenidas Ipiranga e São João e, em frente ao Largo do Paissandu, visite a Galeria do Rock, com suas lojas de discos de vinil, CDs e camisetas de bandas. Ali perto fica o belíssimo Theatro Municipal, palco da Semana de Arte Moderna de 1922. O local promove visitas guiadas gratuitas de quarta a sábado.

Ao lado, está a Praça Ramos de Azevedo, com sua fonte e estátuas de bronze e mármore. Depois, atravesse o Viaduto do Chá, sobre o Vale do Anhangabaú, até o Centro Velho. Nessa parte mais antiga, visite o Centro Cultural Banco do Brasil, um dos prédios mais bonitos do centro e que recebe várias exposições temporárias.

Primeiro arranha-céu da América Latina, o Edifício Martinelli data de 1929 e é um dos maiores símbolos da arquitetura de São Paulo. Seu mirante na cobertura foi recentemente reaberto para visitas, que são gratuitas e acontecem todos os dias. Outro prédio histórico é o Edifício Altino Arantes, antigo Prédio do Banespa e atual Farol Santander, que abriga exposições, um café e um mirante. Perto dali, visite também o Mosteiro de São Bento.

Depois, não deixe de passar pelo Pateo do Collegio, local da fundação de São Paulo em 1554. Ali estão o Museu e a Capela Padre Anchieta. Vale conhecer também o Solar da Marquesa de Santos, casarão do século XVIII que hoje abriga o Museu da Cidade. Mais alguns passos vão te levar até a Praça da Sé, onde estão o Marco Zero da cidade e a Catedral da Sé.

- PUBLICIDADE -