Escolas municipais de Guarulhos fiscalizadas pelo TCE funcionam sem AVCB e alvará da Vigilância Sanitária

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Em fiscalização realizada no município, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) encontrou quatro escolas da rede municipal de ensino em funcionamento sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o alvará da Vigilância Sanitária. Já a prefeitura informou que a secretaria de Educação não foi notificada até o momento pelo TCE-SP.

Além do funcionamento irregular, o órgão também encontrou nas escolas fiscalizadas – EPG Elis Regina, EPG Paulo Autran, EPG Procópio Ferreira e EPG Vereador Faustino Ramalho -, locais inadequados para armazenamento de alimentos e o relatório de inspeção de boas práticas emitido pela Vigilância Sanitária.

Nas unidades escolares que o relatório apontou a nutricionista Gisela Kodama como nutricionista responsável não contam com as fichas técnicas de preparo (Documento individual para cada alimento, indicando o tipo – arroz, bife, salada, etc., sua composição nutricional e modo de preparo). Nestes espaços são servidas refeições para pouco mais de 5 mil alunos.

Na escola Paulo Autran, localizada no Jardim Lenize, os fiscais do TCE-SP encontraram vazamento nas pias, azulejos caídos e rachaduras. Aquela unidade também não segue o cardápio elaborado para cada dia da semana. Diante deste cenário, o HOJE procurou a prefeitura para comentar o assunto, mas não obteve resposta.

Outro ponto destacado pelo Tribunal foi à ausência de fiscalização do Conselho de Alimentação Escolar naquelas unidades estudantis. Apenas a EPG Procópio Ferreira contava com registro de alguma inspeção do CAE. Em contrapartida, Marcelo Colonato, presidente do conselho, ressaltou que a respectiva documentação se encontra na sede do CAE e não nas escolas.

- PUBLICIDADE -