Festival na Ceagesp tem até Sopa de Pedra como atração nesta semana

- PUBLICIDADE -

Quem for ao Festival de Sopas Ceagesp nesta semana de início de inverno vai experimentar um sabor bem diferente: Sopa de Pedra. O clássico da culinária portuguesa fica no cardápio do Festival de Sopas Ceagesp até domingo (23). Nesta sexta semana do evento (quarta a domingo), o público tem ainda Creme de Pinhão com Cream Cheese, Sopa de Bacalhau à Portuguesa, Caldo de Quenga e Caldo Verde. Isso sem contar a famosa Sopa de Cebola, nas versões gratinada e sem gratinar, que faz sucesso na Ceagesp há mais de 50 anos.

Ao longo do evento, que vai até 25 de agosto, o festival oferecerá mais de 60 sabores de caldos e cremes. Toda semana, novas sopas entram para o cardápio, substituindo as anteriores. Mas as sopas de cebola ficam fixas no cardápio até o final do festival.

O Festival de Sopas Ceagesp foi criado em 2009, durante as comemorações dos 40 anos da Ceagesp. Desde então, tornou-se um evento anual que atrai milhares de pessoas todos os anos ao terceiro maior entreposto de alimentos do mundo. Nesta temporada, a estimativa dos organizadores é de receber um público superior a 70 mil pessoas, exclusivamente, para tomar sopas.

O Festival de Sopas Ceagesp funciona de quarta a domingo no Espaço Gastronômico Ceagesp. O horário de quarta, quinta, sexta e domingo é das 18h até meia-noite. Aos sábados, o festival se estende até 1h da manhã.

Por R$ 43,90 por pessoa, dá para tomar todas as sopas, o quanto quiser (não há cobrança de taxa de serviço). Bebidas, sobremesas e os itens da mesa de antepastos são cobrados à parte. Crianças de até cinco anos não pagam. De seis a dez, pagam metade do valor.

A entrada é pelo Portão 4 da Ceagesp, que fica na av. Dr. Gastão Vidigal, altura do nº 1.946, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. O estacionamento fica no mesmo local e tem preço fixo especial para quem for ao evento. Mais informações no www.festivaisceagesp.com.br.

História da iguaria

“Um frade português que andava em peregrinação, orgulhoso demais para implorar por comida, chegou a uma casa e pediu aos donos que lhe emprestassem uma panela com água para ele preparar uma sopa de pedra. Curiosos, lhe emprestaram a panela.

O frade retirou uma pedra que guardava em seu bornal, colocou-a na panela, acrescentou água e iniciou a fervura no fogo. Então, disse que era preciso temperar a sopa. A dona da casa lhe trouxe sal. Mas ele sustentou que, se houvesse um bocado de chouriço, o caldo ficaria ainda melhor. Acrescentado o chouriço, o frade perguntou se não havia algo para engrossar a sopa. Trouxeram-lhe batatas, assim como vários outros ingredientes que tinham em casa.

Naturalmente, a mistura resultou numa excelente sopa, que comeram juntos. No final, o frade retirou cuidadosamente a pedra da panela, lavou-a e voltou a guardá-la para a sua próxima refeição.”

- PUBLICIDADE -