Vá de CPTM: conheça Paranapiacaba, pertinho de São Paulo


Localizada a 48 km da capital paulista, Paranapiacaba é um destino certo para quem gosta do duo de história e contato com a natureza. A região, pertencente ao município de Santo André, é uma vila de arquitetura inglesa, que testemunhou a importante fase de expansão das ferrovias no Brasil.

Uma passarela sobre a linha do trem liga a área mais antiga à região alta, onde está a igreja de Bom Jesus, de 1889. Com uma imensa área verde, Paranapiacaba conta com diferentes trilhas e cachoeiras, que encantam os amantes do ecoturismo. Algumas trilhas levam o visitante à várias piscinas naturais de águas cristalinas. As trilhas abertas ao público, geralmente, ficam no entorno da vila.

“No distrito de Paranapiacaba a história do desenvolvimento do Estado de São Paulo e a Mata Atlântica se encontram”, resume o professor e mestre em geografia Paulo Inácio.

“O papel da estação ferroviária vencendo a escarpa da Serra do Mar e ligando o interior e a capital do Estado com os principais centros mundiais por meio do Oceano Atlântico somado ao clima serrano, a vegetação da Mata Atlântica e a arquitetura da Vila tornam a visita, para além de um museu a céu aberto, uma experiência sensória”, afirma Inácio.

Há anos, a vila faz parte do roteiro da ecoturista Laís dos Santos. “Sempre que quero relaxar e entrar em contato com a natureza, vou lá”, conta. “Além do charme, Paranapiacaba fica perto da capital paulista”, destaca.

Durante o mês de julho, a cidade é palco do Festival de Inverno com shows, intervenções culturais, oficinas e mostra fotográficas. O evento atrai turistas da capital e também das cidades da Grande São Paulo.

Como chegar

A CPTM, há dez anos conta com o Expresso Turístico, que leva os viajantes até a vIla de Paranapiacaba aos domingos. O trajeto é realizado ao longo da Linha 10-Turquesa.

O percurso de 48 km leva 1h30 e proporciona ao turista uma viagem no tempo a bordo de uma composição formada por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por uma locomotiva da década de 1950, totalmente reformada.

Entre os destaques durante a viagem estão as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, tombadas pelo patrimônio histórico de São Paulo. Elas foram construídas pela antiga empresa britânica SPR (São Paulo Railway) – primeira ferrovia paulista, inaugurada em 1867.

Além disso, é possível encontrar em operação em Paranapiacaba a segunda locomotiva mais antiga do Brasil, que pertenceu à SPR e hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

O bilhete da CPTM contempla exclusivamente a viagem de ida e volta. Além do Expresso Turístico, o visitante pode chegar até a vila também com a CPTM com as locomotivas comuns. Neste caso, é preciso pegar a Linha 10 – Turquesa até Rio Grande da Serra e de lá, mais um ônibus.

- PUBLICIDADE -