Prefeitura reajusta bolsa-auxílio de integrantes da Orquestra Jovem em 30%

- PUBLICIDADE -

A partir do próximo dia 1º de julho, a Prefeitura de Guarulhos reajusta em 30% o valor da bolsa-auxílio dos 75 instrumentistas, estagiários de composição e regência da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG). O anúncio foi feito na última quarta-feira (19), durante visita do prefeito Guti ao ensaio semanal da orquestra, no Teatro Adamastor.

Para o chefe do executivo guarulhense, está sendo feito justiça a quem tanto se dedica à cultura da cidade. “Entendemos que esse reajuste vai fazer grande diferença na vida desses jovens e impactar positivamente, tanto em sua formação musical quanto em sua dedicação à orquestra”, comentou Guti ao enfatizar que os músicos não recebem reajuste da bolsa desde 2013.

Com essa medida, o valor passa dos atuais R$ 800,00 para R$ 1.040,00, considerando, sobretudo, os gastos dos jovens músicos da orquestra com transporte, alimentação, manutenção dos seus instrumentos e os custos com sua formação. A decisão foi publicada no Diário Oficial n° 74, de 19 de junho de 2019.

De acordo com o maestro Emiliano Patarra, regente da Orquestra Jovem, o reajuste no valor da bolsa dos instrumentistas se faz necessário também pela ampliação de suas atividades musicais: “Até 2016, a Orquestra fazia uma média de dez apresentações por ano; com a ampliação das atividades musicais oferecidas tanto na cidade como em outros locais, passamos a uma média de 35 a 40 apresentações anuais”, explica Patarra.

O maestro conta ainda que, além do Projeto Orquestra no Bairro, que descentralizou as apresentações que antes aconteciam exclusivamente no Teatro do Adamastor, no Macedo, levando espetáculos às regiões mais periféricas da cidade, a OJMG tem sido constantemente requisitada para espetáculos em outros espaços, como Fatec (Faculdade de Tecnologia de Guarulhos), Sesc Guarulhos, Festival de Inverno Campos do Jordão, entre outros.

Prestígio

Essa intensa participação da OJMG em espetáculos dentro e fora município fez crescer também o prestígio que a OJMG em meio a outros grupos sinfônicos do estado. “Nesse contexto de valorização da Orquestra Jovem como importante patrimônio cultural da cidade, temos abrigado grandes eventos como o GruPiano, o 1º Concurso de Piano da cidade, que recebeu pianistas talentosos de outras regiões do País, além de muitas outras iniciativas pioneiras que, certamente, colocam Guarulhos na rota dos grandes eventos sinfônicos do País”, vibra o secretário de Cultura, Vitor Souza, lembrando também das grandes parcerias que transformam as apresentações da OJMG em produções de altíssimo nível.

- PUBLICIDADE -