10 destinos econômicos para aproveitar o inverno brasileiro


Unir o charme da moda inverno, às bebidas e pratos quentes, com destinos aconchegantes é um desejo para aqueles que amam o frio e querem curtir toda a experiência da estação. A boa notícia é que dá para fazer isso tudo sem sair do Brasil! “Os turistas brasileiros gostam de viagens que ofereçam experiências de inverno e que possuam um preço acessível e econômico”, conta Stephan Geocze Jr., sócio proprietário da operadora de turismo Juca na Balada. “É possível viajar no Brasil no estilo europeu, ou aproveitar o ar das montanhas, curtindo o que o frio oferece sem gastar tanto. Basta saber pesquisar pacotes adequados ao perfil e preferências do viajante”.

O consultor de viagem selecionou 10 destinos econômicos para aproveitar o que a estação tem a oferecer e o melhor: sem sair do país. Confira!

CAMPOS DO JORDÃO (SP)
Campos do Jordão é um município localizado no Estado de São Paulo e nacionalmente conhecido como a “Suíça Brasileira”. Com diversas opções de restaurantes, bares e baladas, diversão é o que não falta para todos os bolsos. “Quem vai para Campos do Jordão não pode deixar de visitar os principais pontos turísticos, como o Alto da Vila Inglesa, Alto do Capivari e Cachoeira Ducha de Prata. Passeios para o Bar Baden Baden e Teleférico ao Morro do Elefante também são opções incríveis que merecem serem prestigiadas”, conta Stephan Geozce Jr.

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL (SP)
Quem vai para Campos do Jordão pode esticar e visitar o município vizinho, Santo Antônio do Pinhal. Localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a cidade contém muito verde e montanhas, além de feirinhas de artesanato, restaurantes com foundue e vinhos, juntamente com opções de aventuras, como trilhas para o Pico do Agudo na Serra da Mantiqueira (um dos mais altos do país).


SÃO ROQUE (SP)
A cidade de São Roque é uma opção acessível para aqueles que querem unir viagem com degustação de vinhos. “Para quem quer conhecer São Roque, eu sempre sugiro a Rota do Vinho, passando pela Adega Terra do Vinho, Adega Don Patto, Destilaria Stoliskoff, Quinta do Olivardo e Vinícola Goes”, informa o consultor de viagem. “Caso haja um dinheiro sobrando, o turista também pode realizar compras em outlets de marcas famosas presentes na cidade”.


CURITIBA (PR)
A capital do Paraná é uma das mais famosas para ser prestigiada em qualquer época do ano, mas principalmente no inverno. Com programações que contam com barracas gastronômicas oferecendo produtos típicos do Paraná, Curitiba é ideal para ser visitada no inverno. Uma vez na cidade, é fácil se encantar com a beleza de seus parques, conhecer o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, prestigiar a gastronomia da região sul do país nos mais diversos tipos de bares e restaurantes.

MONTE VERDE (MG)
Localizado na divisa de São Paulo com Minas Gerais, o distrito é um destino com diversas opções de pousadas e roteiros, partindo de escolhas econômicas até as mais requintadas. Monte Verde une restaurantes dos mais variados gostos e estilos, até a possibilidade de realizar o turismo aventureiro, que conta com trilhas, tirolesa, trekking, passeio a cavalo, entre outros.

BLUMENAU (SC)
Blumenau não merece atenção apenas na época da Oktoberfest (onde os preços duplicam), mas também durante os meses mais frios do ano. A arquitetura alemã, as cervejarias e suas belezas naturais, tornam Blumenau um destino que oferece a sensação de estar na Europa. “Em Blumenau, o viajante pode usufruir das melhores cervejas do Brasil e do mundo. Pode ser uma opção para amigos ou casais que amam esse tipo de bebida e querem um contato maior com a cultura alemã”, conta Stephan.

CANELA (RS)
O município de Canela fica próximo à Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, e é um destino mais econômico, tão deslumbrante quanto o seu município vizinho. A cidade conta com uma arquitetura europeia com flores e jardins bucólicos, além dos cafés coloniais e dos foundues que trazem fama à cidade. Em alguns dias do inverno e devido as temperaturas negativas, é possível enxergar uma precipitação de neve.

OURO PRETO (MG)
Um dos destinos mais tradicionais do Brasil é a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. O inverno conta com programações especiais voltadas para essa época do ano, como shows, exposições, gastronomias, entre outros. “Conhecer um local histórico nacional com atrações gratuitas no inverno é uma opção excelente para viajar de maneira barata e inesquecível e é isso que Ouro Preto oferece aos turistas”.

VISCONDE DE MAUÁ (RJ)
Para aqueles que querem apenas se isolar em meio à natureza no clima do inverno, Visconde de Mauá é a melhor opção. Localizada na Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro e apesar de não ser tão urbana, o destaque é o contato com a natureza que a cidade proporciona. Com opções de pousadas acessíveis e aconchegantes, além de restaurantes com gastronomia voltada para pratos quentes e fogão à lenha, Visconde de Mauá é a combinação perfeita para turista no inverno.

NOVA FRIBURGO (RJ)
Por possuir um clima de montanha, Nova Friburgo é considerada como uma das cidades mais frias do Brasil e perfeitas para serem visitadas no inverno. A cidade possibilita restaurantes com lareira e pratos quentes, pousadas dos mais variados estilos e gostos, além da paisagem natural ao redor da cidade. “Nova Friburgo é feita para todos os gostos, do econômico ao requintado, do aventureiro ao monótono. Diversão é o que não falta!”.



- PUBLICIDADE -