Membros do Conselho da Criança e do Adolescente tomam posse no Paço Municipal

Assunto:CMDCA Local:Auditório do paço Data:28.06.2019 Foto:Márcio Lino/PMG
- PUBLICIDADE -

Representando o prefeito Guti, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), Alex Viterale, deu posse aos novos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Guarulhos nesta sexta-feira (28), em cerimônia realizada no auditório do Paço Municipal. Ele é formado por 24 pessoas, sendo 12 titulares (seis representantes da sociedade civil e seis do governo) e 12 suplentes, com mandato de dois anos (2019/2020).

Viterale parabenizou o trabalho desenvolvido pelo CMDCA e ressaltou a importância de parcerias. “O terceiro setor é fundamental, não só para a Assistência Social, mas para outras pastas também. E o prefeito vem dizendo que devemos trazer para perto cada vez mais a sociedade civil, que é fundamental: ela entra quando o poder público não consegue alcançar,” disse o gestor, que citou também avanços da pasta como a implantação do programa Família Acolhedora, a economia realizada com alugueis e otimização de espaços que possibilitaram a criação de dez novos serviços, entre outros.  “Estamos à disposição dos conselheiros para juntos entregarmos qualidade e políticas públicas de direitos para quem é atendido na ponta, para quem necessita”, finalizou Alex.

A secretária-adjunta de SDAS, Claudia Papotto, lembrou que o governo dá suporte as iniciativas dirigidas à infância e à juventude. “Cada um dos conselheiros é importante para a sociedade. Criança e Adolescente são prioridades em qualquer governo e a atual administração municipal apóia todas as ações voltadas a este segmento, assim como nossa secretaria. Desejo a cada um dos membros eleitos para o conselho muita força e sucesso. Tenham sempre em mente que a criança é nosso futuro e nós seremos responsáveis por elas”, disse Papotto.

O presidente do CMDCA, Everaldo Barbosa dos Santos, destacou o papel constitucional do Conselho. “É muito importante essa cerimônia porque transmite a ideia de condução, a continuidade do órgão, de uma instituição tão importante de previsão constitucional, de leis federais como o Estatuto da Criança e do Adolescente. Esta solenidade transmite essa essência de responsabilidade. Pesa decidir sobre pautas tão importantes e complicadas muitas vezes. O legislador disse em 1988, no artigo 227, sobre a prioridade absoluta à infância e juventude. A criança e o adolescente são o futuro de uma cidade, de um país, de um Estado. E este é o espírito da legislação: de olhar para o futuro e o querer melhor, mais humano. Parabéns a todos os conselheiros que estão saindo e aos que estão entrando”, afirmou Everaldo.

Representando a sociedade civil, a vice-presidente do CMDCA e pedagoga do Núcleo Batuíra, Maria José de Barros, saudou os novos membros “Tenho expectativa muito grande em relação aos nossos novos colegas, a nova formação do Conselho. É um trabalho árduo e tenho muita fé nos que estão chegando. Sejam todos bem-vindos”, disse Maria José.

- PUBLICIDADE -