Prefeitura realiza formatura de alunos dos cursos de línguas no Adamastor

- PUBLICIDADE -

Uma celebração entusiasmada, com direito a compartilhamento de práticas e depoimentos de estudantes e professores, marcou a noite desta segunda-feira (1º) no Teatro do Adamastor Centro durante a formatura de 140 alunos dos cursos de língua inglesa e espanhola oferecidos pela Prefeitura de Guarulhos nos CEUs e no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear). Em clima de festa, o prefeito Guti e o secretário Paulo Matheus cumprimentaram efusivamente os formandos por essa importante etapa superada.

Ao chamar os professores de inglês e espanhol ao palco, Guti parabenizou os grandes responsáveis pela visível transformação no cotidiano dos estudantes de línguas. “A crise nacional e a alta do desemprego ainda são desafios que temos que vencer, por isso, pessoas preparadas, que têm proficiência numa segunda língua, largam na frente e têm mais possibilidades de conquistar uma vida melhor. O maior aeroporto da América do Sul está aqui, no nosso quintal, onde são geradas inúmeras oportunidades de trabalho e que podem ser conquistadas por aqueles que têm o diferencial de falar uma segunda língua”, pontuou Guti.

Sobre os desafios e conquistas de ensinar e aprender uma língua estrangeira, a professora de inglês Elaine Martins foi categórica ao afirmar que esse aprendizado vai muito além do estabelecimento da comunicação oral e escrita: “Nosso papel é ajudar esses alunos a entender que aprender outra língua lhes dá uma vida diferente, uma segurança que eleva sua autoestima”, explicou a jovem professora.

O secretário de Educação, Paulo Matheus, enfatizou a preocupação da Pasta com a formação de crianças, jovens e adultos e a iniciativa para a garantia de escolas bilíngues na rede municipal. “Esta é uma noite de transformação na vida de vocês, sobretudo pelas oportunidades que virão após a formatura. A cidade de Guarulhos é porta de entrada da América Latina e recebe cerca de 40 milhões de pessoa ao ano; neste cenário, é fundamental estar preparado para receber essas pessoas não apenas no campo do trabalho, mas também nos aspectos culturais e de comunicação”, enfatizou o secretário.

Solange Turgante, diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep), vinculado à Educação, reiterou a necessidade do aprendizado de outro idioma em meio a um mundo amplamente globalizado: “Falar uma segunda língua não é mais privilégio de poucos.Todos nós temos que ter acesso a outras línguas para conquistar oportunidades no mundo do trabalho. Esse conhecimento é decisivo no momento de obter uma vaga de emprego, pois valoriza o currículo do candidato ao destacar um diferencial”, comemorou Solange.

Além das apresentações culturais dos alunos e de vídeos em que estudantes e professores compartilharam os resultados obtidos durante as aulas, a formatura contou com a apresentação da Banda Sinfônica Municipal de Guarulhos, que, sob a regência do maestro Marcelo Mendonça, ofereceu ao público repertório com trilhas sonoras de filmes.

Os cursos

O Cemear e os Centros de Educação Unificados (CEUs) oferecem cursos de língua inglesa e espanhola a adultos e jovens a partir de 13 anos completos e alfabetizados. As aulas têm duração de três horas e acontecem uma vez por semana. Os cursos se estendem por dois anos e meio.

O curso de espanhol possui ênfase no ensino da língua, pesquisa e estudo da cultura, identidade e literatura espanhola e hispano-americana de um modo geral.

Já o curso de língua inglesa tem duração de três anos, divididos em seis módulos com a possibilidade do acréscimo do nível avançado. O principal objetivo é proporcionar à população o ensino da língua, priorizando as habilidades de compreensão e produção oral e escrita a fim de capacitar o aluno a utilizar o idioma e interagir com outros falantes.

- PUBLICIDADE -