Presos participam de revitalização em escolas estaduais de Guarulhos

Em todo o estado, 103 escolas estão sendo pintadas por presos durante o mês de julho graças ao projeto “Escola + Bonita”. Ao todo, 67 municípios paulistas são beneficiados com a iniciativa. Desde o início do mês e até o final de julho, 3.025 reeducandos estão preparando os 103 estabelecimentos escolares para o novo semestre. Do total de escolas, 90 são escolas estaduais – as demais são municipais, além da Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar, de Osasco.

O projeto é resultado de uma parceria entre Secretarias da Administração Penitenciária, da Educação e de Desenvolvimento Econômico, sob gestão na SAP da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania. A ação prevê a reforma de 2,1 mil escolas em todo o Estado, até 2020. No período de férias escolares, a pintura acontece durante a semana, enquanto que em época de aulas os estabelecimentos de ensino são revitalizados aos finais de semana. 

Os reeducandos são capacitados como pintores profissionais por meio do Programa Via Rápida Expresso, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a pintura das escolas entra como parte prática do curso. Por conta disso, os reeducandos recebem remição de pena – a cada doze horas de estudo, um dia é abatido da pena. 

Escolas da Capital e Região Metropolitana 

Durante o mês de julho, na capital do Estado de São Paulo, 325 reeducandos participam do programa e revitalizam 11 estabelecimentos de ensino das zonas leste e sul da cidade, de Franco da Rocha, de Guarulhos, de Osasco, de São Bernardo do Campo e de Caieiras. 

Em Guarulhos, a E.E. Francisca de Assis Ferreira Novak e a E.E. Francisco Antunes Filhos receberam nova pintura, realizadas por 50 reeducandos. 

Desde o início de 2019, 36 escolas municipais, estaduais, técnicas e faculdades foram pintadas por 985 reeducandos de unidades prisionais da capital e região metropolitana de São Paulo, que se certificaram em pintura civil. Com o aprendizado, os novos profissionais estão capacitados para atuarem em trabalhos de preparação e acabamento em pintura de imóveis, utilizando diferentes equipamentos e produtos.