PEVs recebem mais de 24 mil toneladas de resíduos em seis meses

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos divulgou nesta quinta-feira (25) o balanço semestral de utilização dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Nos primeiros seis meses deste ano, as 20 unidades do serviço existentes na cidade receberam um total de 24,3 mil toneladas de materiais entregues voluntariamente pela população.

Dentre o montante recebido, entulhos da construção civil aparecem em primeiro lugar, com 13,9 mil toneladas, seguidos por madeira (3,5 mil toneladas); gesso (1,7 mil toneladas); solo (1,2 mil toneladas); resíduos secos recicláveis como papel, vidro, alumínio e plástico (250 toneladas), e por 83 toneladas de pneus. Completam o total 3,6 mil toneladas de materiais diversos.

O uso dos PEVs está cada vez mais consolidado entre os guarulhenses, destaca Edmilson Americano, secretário de Serviços Públicos: “Recebemos 818 toneladas a mais de materiais em relação ao mesmo período do ano passado, o que demonstra o crescimento da consciência ambiental dos moradores de nossa cidade. Trabalhamos para melhorar a oferta do serviço com obras de melhorias nos PEVS já existentes e inauguração de novos pontos, como recentemente ocorreu no Jardim Presidente Dutra. Na Cidade Satélite Cumbica, uma nova unidade está em construção.”

Os materiais recebidos nos PEVs seguem para destinação ambientalmente adequada. O entulho da construção civil é encaminhado à Usina de Reciclagem da Proguaru, onde é transformado em agregado para utilização em obras de pavimentação, edificação e fabricação de elementos pré-moldados. O solo é encaminhado à Área de Transbordo e Triagem da Secretaria de Serviços Públicos, no bairro Sadokim, para reserva e reaproveitamento em obras. A madeira é transformada em cavaco para uso como biomassa. Os recicláveis secos como papel, plástico, vidros e metais são encaminhados às cooperativas de catadores da cidade, assim como móveis velhos, colchões, gesso, e pneus.

Ponto de Entrega Voluntária – PEV

A cidade dispõe de 20 PEVs que funcionam de 2ª. 6ª feira, das 8h15 às 16h, e aos sábados das 8h15 às 15h30. Para consultar os endereços, basta acessar www.guarulhos.sp.gov.br em Serviços Públicos/Ponto de Entrega Voluntária – PEV. Mais informações: 2468-7206.

- PUBLICIDADE -