Guarulhos reitera necessidade de Delegacia da Mulher na região do Pimentas


A instalação de uma Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) no bairro do Pimentas foi solicitada pela Prefeitura de Guarulhos ao governo do Estado, tendo em vista de o mapa da violência apresentar elevados índices de crimes na região.

Em recente audiência na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo com o general João Camilo Pires de Campos, o secretário de Direitos Humanos de Guarulhos, Lameh Smeili, endossou a necessidade de uma DDM na região Pimentas. Na oportunidade, o secretário apresentou dados do mapa da violência e pediu que se avalie a instalação da delegacia. “A mulher vítima de violência doméstica precisa de atendimento em local apropriado e se sentir mais tranquila ao denunciar a agressão sofrida”, ressaltou.

De acordo com o mapa da violência, o bairro Pimentas ocupa o primeiro lugar no ranking de violência doméstica desde 2015. Em 2018, houve 886 ocorrências de diversos crimes contra mulheres no Pimentas. No primeiro semestre deste ano já foram contabilizados 369 crimes, como homicídios, lesão corporal, maus-tratos, calúnia, difamação, injúria, constrangimento ilegal e estupro, entre outros. Já a soma dos dez bairros mais violentos chegou a quase cinco mil registros em 2018, contra 1.946 no primeiro semestre deste ano.

A Subsecretaria de Política para Mulheres (SPM), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos, já implantou várias políticas públicas para que mulheres possam romper o ciclo de violência a que estão submetidas. Além disso, tem disseminado informações sobre a violência e divulgado os serviços da rede de atendimento da Prefeitura.

Para reforçar as orientações, a SPM desenvolveu a palestra “E eu com isso?”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade no sentido de denunciar todas as formas de violência doméstica e contribuir para uma conscientização dos males da violência e dos altos índices de feminicídio. As palestras já alcançaram cerca de duas mil pessoas.

Já a subsecretária Verinha Souza (SPM) disse que uma delegacia de defesa da mulher na região dos Pimentas é fundamental. “Desenvolvemos naquele local um trabalho efetivo de prevenção à violência doméstica. Ter uma delegacia especializada seria de suma importância para a efetividade do nosso trabalho, uma vez que um ambiente adequado, seguro, com uma equipe multidisciplinar, proporciona um ambiente acolhedor para fazer a denúncia e iniciar o processo para romper o ciclo de violência”.

- PUBLICIDADE -