Poupatempo de Guarulhos realiza o cadastramento biométrico de eleitores


Os eleitores que precisam realizar o cadastramento biométrico e solicitar a primeira ou segunda via do Título de Eleitor podem procurar o Poupatempo para regularizar a situação. De janeiro a julho deste ano, o Poupatempo realizou 241 mil atendimentos e emitiu a primeira via de 111,2 mil documentos eleitorais.

Atualmente o serviço está disponível em 14 postos em todo o Estado que contam com o atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP): Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé, na capital paulista; Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo; e Franca e Sorocaba, no interior.

Além dos postos fixos, outras unidades do Poupatempo participam de ações especiais em municípios onde o cadastramento será obrigatório ainda este ano. No Estado de São Paulo a biometria precisa ser feita em 479 municípios, e o prazo final varia de acordo com cada cidade.

O processo é rápido e pode ser feito mediante agendamento prévio no Poupatempo e Cartórios Eleitorais do Estado. Em Araraquara, o serviço começou a ser oferecido no posto de atendimento em junho e segue até a próxima sexta-feira (31). Já para os moradores de Mogi Guaçu, o atendimento está disponível desde 12 de agosto e se estenderá até 5 de setembro.

Agendamento

Nos 14 postos Poupatempo que já oferecem o serviço, o cidadão pode realizar o agendamento pelos canais oficiais do programa e comparecer na data e horário marcados, com um documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência e o Título de Eleitor (caso o tenha). Para ser atendido nos cartórios eleitorais dos postos com ações especiais é preciso agendar horário pelo site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br).

Para marcar gratuitamente dia e horário para ser atendido no Poupatempo, o cidadão pode buscar um dos seguintes canais:

– Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br;

– Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela);

– Aplicativo no celular: SP Serviços;

– Outras opções: totens de autoatendimento; telefone fixo (11) 4135-9700 – capital e Grande São Paulo / 0300 847 1998 – demais municípios do Estado de SP; celular: (11) 4135-9700, válido para todos as cidades paulistas.

- PUBLICIDADE -