Obras de modernização alteram intervalos da CPTM neste fim de semana

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informa que todas as linhas terão intervalo maior entre as composições neste fim de semana, por causa de obras de modernização e manutenção. No sábado à noite, as intervenções ocorrem nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

No domingo, a Linha 13-Jade opera normalmente com o serviço regular, mas não haverá o serviço Expresso Aeroporto. Confira, a seguir, a programação e planeje a sua viagem.

Sábado (31)

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)

Das 21h até o fim da operação comercial, haverá serviços na via nas proximidades da estação Antonio João. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Das 21h até o fim da operação comercial, os intervalos médios serão de 13 minutos entre Presidente Altino e Grajaú, para a realização de obras de modernização no sistema de energia entre as estações Osasco e Presidente Altino e Primavera-Interlagos e Grajaú.

Entre Osasco e Presidente Altino, a circulação de trens estará interrompida. Dessa forma, será necessário que o passageiro utilize a linha 8-Diamante para percorrer esse trecho.

Domingo (1º)

Linha 7-Rubi – Extensão (Francisco Morato-Jundiaí)

Das 8h20 às 18h30, serão feitos serviços na via entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)

Das 9h até às 18h, haverá serviços na via na região de Itapevi. Nesse período, o intervalo médio será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Obras de modernização do sistema de energia acontecerão em diversos horários e trechos da linha. Durante todo o período de operação comercial, haverá obras entre as estações Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré, enquanto das 4h às 7h prosseguem as obras entre Primavera-Interlagos e Grajaú.

Além disso, entre as estações Socorro e Autódromo, as atividades acontecem entre 7h e 16h. A partir das 16h, até o fim da operação comercial, as obras são retomadas entre Primavera-Interlagos e Grajaú.

O intervalo médio entre os trens em toda a linha, de Presidente Altino a Grajaú, será de 24 minutos entre 7h e 16h e de 13 minutos nos demais horários. Não haverá circulação de trens entre Osasco e Presidente Altino na Linha 9. O passageiro deverá utilizar a Linha 8-Diamante para percorrer esse trecho.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Das 8h às 18h, haverá serviços na via entre as estações Santo André-Prefeito Celso Daniel e Capuava. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz-Estudantes)

Durante toda a operação comercial, o intervalo médio será de 20 minutos na linha, em razão de obras de modernização do sistema de energia entre as estações Brás e Corinthians-Itaquera.

Também haverá a instalação de borrachões na plataforma 3 da estação Tatuapé e obras de modernização da via entre Mogi das Cruzes e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 4h até meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de energia entre as estações Brás e Tatuapé. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto-Guarulhos)

Domingo: Não haverá viagens do serviço Expresso Aeroporto durante toda a operação comercial.

A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, nos fins de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, os usuários podem entrar em contato com a Central Atendimento pelo telefone 0800-055-0121.