Bitucas são as campeãs da sujeira no Dia Mundial da Limpeza

- PUBLICIDADE -

Mais de 1,1 mil pessoas saíram às ruas de Guarulhos neste final de semana para participar das atividades do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day),celebrado em 21 de setembro. Com luvas e sacos de lixo de cores diferentes para recicláveis e não recicláveis, voluntários de escolas, universidade, associações e ONGs retiraram quase 10 mil litros, o equivalente a 99 sacos, de resíduos e rejeitos das ruas.

As bitucas de cigarro foram as campeãs da sujeira, representando 58,5% do total de materiais coletados, seguidas pelos plásticos (garrafas, copos e embalagens), com 25,3%, e pelos papeis, vidros e metais, com 9,1%, 5% e 2%, respectivamente. As ações aconteceram no Centro (calçadão da rua Dom Pedro II e praça IV Centenário), Terminal Pimentas, Vila Augusta, Vila Fátima, Jardim Álamo, Jardim Paraíso e Jardim Palmira.

A chefe de divisão técnica de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos e coordenadora do programa Lixo Zero Guarulhos, Celi Pereira, comentou o resultado. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância da redução da geração de resíduos, bem como da reciclagem e do descarte correto. As bitucas, por exemplo, possuem mais de 4.700 toxinas cada uma e, quando jogadas no chão, poluem o solo, o lençol freático e as águas de rios e oceanos. Já os plásticos jogados nas ruas acabam sendo levados aos córregos e depois aos oceanos, causando anualmente a morte de milhões de animais, dentre eles tartarugas, baleias e golfinhos”, explica Celi.

Esta é a segunda participação consecutiva de Guarulhos no Dia Mundial da Limpeza. Neste ano, a ação mundial que mobiliza voluntários para a limpeza de suas cidades e conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos mobilizou cerca de 600 cidades de 157 países durante 24 horas de limpeza. Mais informações: https://www.limpabrasil.org/dia-mundia-da-limpeza/.

- PUBLICIDADE -