Novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Guarulhos ainda não tem previsão de inauguração

Pista Aeroporto de Guarulhos
Foto: Ivanildo Porto
- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]

O novo pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos em Cumbica, ainda não tem previsão de inauguração, segundo informação da concessionária responsável pela administração do aeroporto, o GRU Airport. Em nota, a empresa informou que ainda não tem uma data porque aguarda a homologação formal da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Atualmente o aeroporto dispõe de seis pátios para operações comerciais, que comportam 94 aeronaves no total, além de um pátio exclusivo para até 14 aviões executivos. Este novo pátio terá capacidade para comportar até 12 aeronaves  e está localizado próximo ao Terminal 3, segundo o GRU Airport.

O número atualmente de pousos e decolagens diários é de 830, e a movimentação de passageiros até agosto deste ano foi de 28.015.649 milhões pessoas embarcando ou desembarcando nos terminais do aeroporto, sendo 17.979.925 milhões de voos domésticos e 10.035.724 em voos internacionais.

Os destinos com maior demanda do Aeroporto de Guarulhos são Porto Alegre e Buenos Aires. “Até agosto, a GRU Airport promoveu 190.259 pousos e decolagens. Entre janeiro e agosto de 2018, quando a Avianca ainda operava no aeroporto, o total de voos foi de 192.182. Quanto às rotas lançadas só neste ano, foram para Palmas, Cascavel, Joinville, Passo Fundo e Rio Branco”, destacou a concessionária.

Ampliação da pista do aeroporto está em análise, diz GRU Airport

A ampliação da pista de aeronaves do aeroporto está em fase de análise, de acordo com a concessionária, alegando em nota que foi apresentado um estudo para os órgãos oficiais do setor aéreo. Além desse detalhe, a partir do mês de dezembro, a companhia aérea Lufthansa vai voltar a oferecer voos semanais para Munique, na Alemanha, depois de três anos de suspensão.

Já a Gol vai inaugurar uma rota para Lima (Peru) e a Air Canada passará a oferecer voos para Montreal (Canadá). Ainda, a partir de março de 2020, o aeroporto também passará a ter dois voos semanais para Santiago (Chile) da empresa JetSmart e saídas diárias para Londres, pela Virgin Atlantic.

Terminal 1 tem obras para aumentar a capacidade de passageiros

O Aeroporto de Guarulhos está com três obras em andamento, sendo o novo pátio para aeronaves, além da expansão da área para check-in de conexão no Terminal 3 e o aumento da capacidade de passageiros no Terminal 1, para acomodar o crescimento da companhia aérea Azul no local, segundo a concessionária.

“Além disso, o próximo investimento será a construção de um novo píer de passageiros, cujo tamanho e capacidade está em fase de estudos”, destacou a empresa, alegando que no momento o aeroporto conta com 360 operações comerciais, que compreende redes de alimentação, vestuário e serviços diversos, e juntos estes estabelecimentos representam mais de 40 mil m².

- PUBLICIDADE -