Resultado da eleição para Conselheiro Tutelar de Guarulhos será publicado no Diário Oficial desta terça-feira

Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

Guarulhos realizou no último domingo (6) a eleição do Conselho Tutelar 2019 para 30 vagas de titulares e seus suplentes, a qual transcorreu sem incidentes e foi acompanhada por representantes de Ministério Público, OAB/Guarulhos e procuradores municipais que percorreram os locais de votação. A população pode votar em até cinco candidatos, lembrando que ao todo 264 candidatos concorreram ao pleito realizado em 56 escolas municipais. O resultado das eleições será publicado na edição desta terça-feira (8) do Diário Oficial do município.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Everaldo Barboza, fez um balanço da eleição. “O evento da eleição do Conselho Tutelar é uma fase importantíssima no processo de escolha dos conselheiros tutelares, pois possibilita que a população exerça seu direito de escolha daqueles representantes que têm a missão de zelar para que os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados e garantidos. Em rápida avaliação posso dizer que o dia de votação transcorreu com normalidade, destacando o aumento de eleitores que compareceram às urnas em relação à eleição anterior, demonstrando o atingimento de uma das metas do CMDCA e da Comissão Eleitoral, que é a ampliação da participação popular,” afirmou Barboza, que destacou o avanço que foi realizar a votação utilizando as urnas eletrônicas oficiais do TRE, o que trouxe maior segurança ao eleitor e credibilidade ao processo como um todo.

Everaldo também agradeceu o envolvimento do poder público e da sociedade civil. “É necessário ressaltar e agradecer o empenho e a entrega de todos os envolvidos nos trabalhos, ou seja, CMDCA, comissão eleitoral, sociedade civil, secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social, Governo, Educação, Saúde, Transportes e Mobilidade Urbana, Justiça, Guarda Civil Municipal e servidores em geral, pois sem a participação de todos não se teria alcançado o resultado pretendido”, finalizou o presidente do CMDCA.

O município possui conselhos tutelares em seis regiões (Bonsucesso, São João, Centro, Cumbica, Pimentas e Taboão) e as eleições ocorreram em sua totalidade com 195 urnas eletrônicas oficiais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A apuração, que foi iniciada às 18h30 do domingo (6) e concluída por volta das 2h30 desta segunda-feira (7), também foi acompanhada pelos órgãos fiscalizadores (MP, OAB, procuradores municipais e candidatos).

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está formatando o resultado apurado com a colocação geral dos candidatos e também com os candidatos por região. A eleição para o Conselho Tutelar 2019 é organizada pelo CMDCA com o apoio da Prefeitura de Guarulhos.

- PUBLICIDADE -